Em visita à Bahia, Roberto Jefferson e Graciela Nienov conhecem os desafios dos produtores de cacau

Agencia PTB de Notícias 19/12/2020, 14:00

Imagem

O Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, e a Vice-Presidente, Graciela Nienov, cumpriram a última agenda do ano na Bahia, entre os dias 16 e 18 de dezembro. Os dois dirigentes petebistas foram recepcionados pelo Presidente Estadual do PTB, Gean Prates, por Padre Kelmon e pelo comunicador Leandro de Jesus. O grupo passou pelas cidades de Ilhéus, Buerarema e Itabuna para discutir sobre os desafios da produção de cacau.

Para isso, reuniram-se com lideranças políticas locais e representantes dos cacaueiros para debater propostas e projetos que visam solucionar as necessidades de desenvolvimento econômico para a região.

Entre os temas debatidos, está a crise gerada a partir da praga da vassoura de bruxa, doença causada por um fungo que ataca e planta do cacau e destrói a produção do fruto. Esse é um dos problemas de maior impacto econômico nos países produtores da iguaria da América do Sul e das ilhas do Caribe. No Brasil, os cacaueiros da Bahia são fortemente impactados por esta  praga biológica.

Além disso, os produtores e comerciantes apresentaram as dificuldades enfrentadas pelas altas cobranças das parcelas da Dívida Ativa da União e questionaram a anistia ou refinanciamento dos débitos. Os fortes conflitos com os povos indígenas e a possível criação do estado independente Bahia do Sul, também entraram em pauta nas reuniões.

Para debater um projeto de reconstrução da região cacaueira, o Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, visitou a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) recepcionado por Waldo Bispo, Superintendente Regional da entidade.

Na visita, os representantes do partido conheceram as instalações de pesquisas biomoleculares da Ceplac, guiados pelos cientistas pesquisadores responsáveis: Drª Karina Gramacho, Dr. Wilson Lopes e Dr. Raul Valle, chefe do centro de pesquisa do núcleo.

Nas reuniões com as lideranças, Roberto Jefferson enfatizou os valores do PTB em defesa da família, de Deus e da Pátria. Em discurso na cidade de Buerarema, Graciela Nienov, Vice-Presidente do partido, relembrou sua origem ao lado do pai agricultor e discursou sobre a importância das mulheres na agricultura.

Ao final dos eventos, o PTB ganhou novos filiados dispostos a fortalecer o discurso conservador e elevar a sigla no estado. A região visitada por Roberto Jefferson e Graciela Nienov já é conhecida por sua resistência histórica contra o PT.