Encontro do PTB-PB suscita debates sobre temas da economia nordestina

PTB Notícias 24/09/2013, 18:59


Num panorama que incluiu políticos e empresários de todos os matizes, para revelar que o evento era mesmo de caráter supra-partidário, o 3º Encontro Regional do PTB, recentemente realizado na cidade sertaneja de Cajazeiras (PB), suscitou grande interesse em discussões e debates acerca de graves questões da economia, não só da Paraíba, mas do Nordeste brasileiro, como um todo.

Isso, em razão do tema que dar sustentabilidade à fórmula com que o partido vem dialogando com a classe política e com a própria sociedade, que se denomina de “Plano Paraíba de Desenvolvimento – em sintonia com as lutas sociais”.

Questões como a implantação de uma Zona Franca, para o semiárido nordestino, celeridade nas obras de conclusão da transposição de água do Rio São Francisco, inclusão da Paraíba no projeto da Transnordestina, dentre outras, tomaram a maior parte do tempo em que se realizou o evento petebista, a que acorreram políticos e empresários da região de Sousa e de quase todo o Vale do Piancó, a partir de Itaporanga.

Todas essas questões, a bem dizer, foram amplamente referidas, na abertura do evento, pelo presidente estadual do PTB, o ex-senador Wilson Santiago, mas logo caíram no “gosto” de muitos, dentre os que por lá estiveram, a exemplo dos ex-prefeitos Carlos Antônio e Deoclécio Moura, do prefeito Damízio Mangueira (Triunfo), do vereador Aldeone Abrantes (Sousa), do deputado federal Wilson Filho.

De autoria de Wilson Santiago, o assunto que mais chamou a atenção de todos os presentes, na realidade, foi o projeto de lei, agora de volta à Câmara dos Deputados, que visa à criação da Zona Franca do Semiárido nordestino, que contemplaria, inicialmente, as regiões paraibanas de Sousa e Cajazeiras.

Ele salientou que a própria China, ao final da década de 80, na implementação de projeto análogo, retirou mais de 400 milhões de pessoas, de várias partes do Continente, da linha de extrema pobreza.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do PTB-PBFoto: Divulgação