Encontros regionais do PTB/MT discutem planos para a eleição de 2010

PTB Notícias 2/05/2009, 8:16


A Executiva Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) do Mato Grosso inicia nos próximos dias uma série de Encontros Estaduais.

A iniciativa dos petebistas é fortalecer o mandato dos filiados eleitos, avaliar o último resultado da eleição municipal e viabilizar planos para a eleição de 2010.

O primeiro encontro será realizado na Câmara Municipal de Rondonópolis no dia 9 de maio e logo depois será estendido às demais regiões.

A estratégia é abranger os oito pólos mato-grossenses e assim expandir as propostas, além de aumentar o número de filiados.

Já estão confirmadas as datas dos encontros que serão feitos em Tangará da Serra (16/05), Sinop (29/05), Alta Floresta (31/05), Nova Xavantina (13/06), Cáceres (18/06), Chapada (20/6) e Juína (4/7).

No dia 29 de agosto, o ciclo de encontros será encerrado em Cuiabá com a presença do presidente nacional da sigla, ex-deputado federal Roberto Jefferson.

O presidente do diretório estadual do PTB, vice-prefeito de Cuiabá e Secretário de Planejamento, Chico Galindo, ressalta que os eventos pretendem discutir quais são as melhores composições para a disputa nos cargos deputado estadual e federal, além dos caminhos que deverão ser seguidos na disputa ao governo do Estado.

“Os projetos políticos futuros vão nortear as discussões”, disse.

Galindo destaca que a ausência da verticalização partidária no próximo pleito facilitará as negociações da sigla.

No momento o PTB integra a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e em Mato Grosso está em sintonia com os projetos políticos do PSDB.

“Hoje a orientação da Executiva Nacional é que estamos livres para costurar acordos.

Estamos aliados ao plano do PSDB que se apresentar candidato ao governo nos deixará a prefeitura, seria uma incoerência falar em outro plano”, afirma.

Com a pretensão de atingir metas que deem maior representatividade, o PTB não descarta o lançamento de uma candidatura ao Senado.

“O Osvaldo Sobrinho (Secretario de Governo de Cuiabá) é um grande nome e vamos trabalhar para que ele seja candidato porque é forte em várias disputas, mas vamos respeitar suas decisões e encaixá-lo conforme suas pretensões”, afirma.

Galindo também diz que o partido está de portas abertas a dois pretensos candidatos que hoje estão no poder Judiciário: o Procurador da República Pedro Taques e o juiz federal Julier Sebastião da Silva.

“São ótimos nomes e não há motivos para rejeitá-los”.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Jornal O Nortão