Equipes do Samu do Cabo passam por treinamento para resgate em alturas

PTB Notícias 2/07/2007, 10:39


Com o objetivo de capacitar as equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Cabo de Santo Agostinho – município administrado pelo petebista Lula Cabral – será ministrado, no mês de julho, o treinamento de Resgate e Salvamento em Altura.

O curso acontecerá durante todos os finais de semana do período de 30 de junho à 18 de agosto.

A capacitação é fruto de parceria entre Prefeitura e o CTTP – Centro de Treinamento Tático de Pernambuco.

O SAMU Cabo conta hoje com quatro ambulâncias que atende a todo o município, encaminhando pacientes para os serviços de urgência e emergência dentro e fora da cidade.

O principal tema da capacitação é a utilização das técnicas e táticas operacionais de resgate e salvamento em altura com eficiência e equilíbrio nas operações de resgate em ambientes verticais.

Atributos importantes serão discutidos como: disciplina, determinação, autoconfiança, coragem, atitude e espírito de equipe, no intuito de aumentar o desempenho individual e coletivo, qualidade imprescindível para atuar em operações que envolvam lugares de alto risco e/ou condições extremas sob stress.

Este é o segundo curso de treinamento e salvamento em altura que os socorristas do Samu Cabo participam.

O primeiro aconteceu ano passado e deu o primeiro passo apresentando o conhecimento das técnicas e do material utilizado para o salvamento.

Neste segundo encontro, a teoria se mistura à prática e os socorristas poderão ir às ruas praticarem o que aprenderam em sala de aula.

“Será o primeiro Samu do Nordeste a utilizar esse tipo de técnica de resgate.

No Brasil, apenas na cidade de Joinville-SC já funciona com esta técnica”, explica o assessor especial da Secretaria de Saúde, Heráclito Chagas.

Ainda segundo o assessor, existe a necessidade de implantar este tipo de Salvamento no Município, “Além do Cabo ser uma cidade da geografia acidentada, a base mais próxima dos bombeiros fica localizado em Jaboatão dos Guararapes.

Os socorristas já estão localizados no centro da cidade e serão treinados para atender com maior rapidez as vitimas”, argumenta.

O Corpo Docente será formado por Ricardo Araújo Nogueira, Oficial da Reserva do Exército, Andréa Rocha Nogueira, pós-graduada em Educação Física e Gleydson Gomes Lima, Técnico em Técnicas Verticais.

Todos possuem formação na área de APH – Atendimento Pré-Hospitalar.

A técnica utilizada no curso é adotada por diversos órgãos e instituições do Estado, inclusive Corpo de Bombeiros.

O curso será ministrado no horário das 7h às 22h com parada para as refeições.

Horários extras podem ser adotados mediante necessidade para reposição de aula e outras atividades didáticas e pedagógicas.

Para garantir o diploma, os alunos precisam assistir e participar integralmente das instruções.

Será obrigatória a pontualidade e a freqüência em todas as atividades do curso.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho)