Ernandes Amorim denuncia caos na área de Saúde em Ariquemes (RO)

PTB Notícias 5/04/2008, 12:50


O Deputado Ernandes Amorim (PTB-RO), em discurso no plenário da Câmara, lembrou a todos os presentes o caos que se instalou no município de Ariquemes, em seu Estado.

“Os rondonienses conhecem muito bem do que sou capaz em defesa de Rondônia, e, em particular da minha Cidade Ariquemes, que atravessa a sua pior fase na área da saúde.

Faltam médicos, medicamentos, ambulâncias, fechamentos de unidades da saúde, a exemplo da unidade do setor 09, que fica a maior parte do tempo fechada, por essa administração incompetente e insensível com as dores da população, em particular a população mais pobre que necessita recorrer aos hospitais do município”, denunciou.

“A cidade vive o seu pior momento, falta urbanização, ruas esburacadas, matas em todo o perímetro urbano, fato que cria as condições ideais para a proliferação de doenças, em particular o mosquito da dengue, que é o grande pesadelo dos nossos munícipes, que já vivem sem assistência medica básica, e tem consciência da tragédia que abaterá sobre a população em caso de uma epidemia de dengue, pois faltam médicos para atendimentos de rotina, e imaginem a catástrofe que cairá sobre a nossa população usuário da rede municipal de saúde”, alertou o Deputado petebista.

“Lamentavelmente estamos sendo bombardeados pelas noticias do que está ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro, onde a epidemia da dengue, já atingiu um nível tão alarmante, que já exigiu a convocação de médicos das forças armadas e instalação de barracas de campanha para atendimento a população.

E agora a grande pergunta, o que está acontecendo com a saúde de Ariquemes, que já foi um município referencia na área de saúde para a grande região, e hoje a saúde do município agoniza.

Recursos, o governo federal e estadual tem repassado, com a criação de vários municípios na grande Ariquemes, várias unidades de saúde foram criadas nesses novos municípios, o que certamente diminuiu a demanda nos hospitais local”, disse ele.

“Fica aqui registrado, de que promoverei todas as ações judiciais permitido pelo Código Penal em cima do Prefeito de Ariquemes, por crime de responsabilidade se acontecer sequer um óbito por dengue em Ariquemes.

A população exige uma vistoria pelos agentes de saúde do município, nos lotes vazios e nas residências do perímetro urbano e rural para combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor do vírus da dengue”, finalizou o Parlamentar do PTB.

Agência Trabalhista de Notícias