Estudos para geração de energia eólica e solar é solicitado por petebista

PTB Notícias 2/08/2007, 14:43


O deputado estadual José Geraldo, do PTB de Tocantins, encaminhou dois requerimentos à mesa diretora nesta terça, 01, solicitando do governo a elaboração de estudos para geração de energia elétrica através de fontes de energia eólica e solar.

Sob a justificativa de que nos dias atuais são cada vez maiores as necessidades energéticas para a produção de alimentos, bens de consumo, bens de serviço, lazer, o parlamentar afirmou que é fundamental um Estado como o Tocantins promover novos recursos e finalmente o desenvolvimento econômico, social e cultural.

“Nas últimas três décadas, o aproveitamento da energia solar para aplicações diversas tem sido bastante destacado, especialmente em países tropicais e subtropicais, como o Brasil, que dispõem de condições excelentes de radiação solar ao longo do ano.

Ela é considerada a fonte primária de energia”, afirma o deputado petebista.

A importância de desenvolver essas fontes renováveis, segundo Geraldo está relacionada às grandes nações industrializadas e em desenvolvimento, cujas necessidades energéticas são ainda mais dramáticas.

“Acreditamos ser chegada a hora de ingressarmos na era das fontes alternativas de energia como a Eólica aproveitando as potencialidades e recursos naturais de cada região do nosso Estado do Tocantins”, afirma o deputado do PTB de Tocantins.

José Geraldo ainda comentou que o Tocantins tem um período de insolação adequado para investimentos nas fontes de energia solar, pois isso é sinônimo de uma energia limpa, pura, não poluente, inesgotável e que pode ser encontrada em qualquer lugar pelo menos na maioria na natureza.

O deputado finalizou enfatizando os três principais benefícios da geração de energia solar e eólica, sendo que o primeiro está associado a sua capacidade de renovação, a segunda à menor proporção de impactos ambientais, e por último a viabilidade de aplicação junto às fontes consumidoras, o que eliminaria a necessidade de transporte através de grandes distâncias.

fonte: Assessoria do Deputado José Geraldo (PTB-TO)