Evento idealizado por JVC reúne prefeitos do PI no Ministério da Educação

PTB Notícias 27/03/2013, 7:55


Cerca de 80 prefeitos e secretários de educação de municípios do Piauí estarão nesta quarta-feira (27/3/2013) em Brasília para um treinamento sobre diversos programas do Ministério da Educação (MEC).

O evento contará com a presença do ministro Aloizio Mercadante e começará às 14h30, no auditório do edifício sede do MEC.

O foco central será o Plano de Ações Articuladas (PAR) bem como programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O objetivo é capacitar antigos e novos gestores piauienses para que os seus respectivos municípios estejam habilitados a acessar recursos de diferentes programas educacionais, evitando a perda de recursos federais por conta de má administração ou por falta de informação.

“No meu município a educação é a área que vai me dar mais trabalho.

Neste treinamento, espero resolver muito dos problemas relacionados ao PAR e ao FNDE”, diz Tomé Portela (PTB), prefeito recém-eleito de Aroazes (PI), município com 5.

779 habitantes, que fica a 234km da capital Teresina.

Segundo Paulo César Vilarinho, que assumiu neste ano a prefeitura de Palmeirais (PI), município com 14.

306 habitantes, este evento é uma grande oportunidade que o MEC está dando para os prefeitos do Piauí para que possam melhorar a qualidade do ensino fundamental nas escolas.

“O resultado será muito positivo”, aposta.

De acordo com o senador João Vicente Claudino (PTB-PI), técnicos da Secretaria da Educação Básica (SEB) e do FNDE darão um passo a passo para que esses municípios estejam aptos a receber mais benefícios, como construção de novas salas de aula, creches, quadras esportivas, ampliação de escolas, aquisição de mobílias, bicicletas e ônibus escolares, bem como a formação de professores.

“Percebemos que muitos municípios brasileiros perdem recursos por falta de bons projetos e monitoramento de informações.

Por isso, a ideia de aumentar a aproximação entre gestores piauienses e Ministério da Educação.

Torço para que cada um desses gestores seja um exemplo para o Brasil.

Torço para que as nossas crianças, jovens e adultos sejam agraciados com todas as ações e programas disponíveis para os municípios piauienses”, declara João Vicente.

O evento é uma idealização do Bloco Parlamentar União e Força e do senador João Vicente Claudino, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Cidade Verde