
Ex-Governador do Pará, Almir Gabriel filia-se ao PTB e pode concorrer
PTB Notícias 15/10/2011, 8:53
Confirmando as especulações dos últimos dias, o secretário-geral do diretório estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) do Pará, Raimundo Quaresma, anunciou ontem que o ex-governador Almir Gabriel agora faz parte dos quadros da legenda.
Entre as lideranças do PTB no Pará está o atual prefeito de Belém Duciomar Costa, que não poderá concorrer à reeleição (já ocupa o segundo mandato) e estaria em busca de um nome para lançar na disputa à sucessão.
Segundo Quaresma, a filiação do ex-governador ocorreu dentro do prazo legal, no último dia 7, e já foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O mistério para divulgar a informação, segundo ele, foi uma maneira de evitar “falsas expectativas”.
Almir deixou o PSDB em julho do ano passado, pondo fim a mais de duas décadas de história na legenda que ajudou a fundar e por onde se elegeu duas vezes governador do Pará.
A filiação de Almir ao PTB é um forte indício de que ele poderá ser mesmo o candidato de Duciomar à prefeitura de Belém.
Ontem, lideranças do PTB não quiseram comentar uma possível candidatura do novo filiado.
“O ex-governador é um bom nome, mas temos outros.
Isso vai ser definido nas convenções partidárias”, disse Quaresma.
Os primeiros contatos entre Almir e Duciomar ocorreram em julho deste ano.
O prefeito procurou o ex-governador a pretexto de agradecer conselhos sobre a importância de continuar o trabalho de macrodrenagem de grandes áreas alagadas de Belém.
As conversas continuaram por telefone, mas nem Almir nem Duciomar admitem que a pauta tenha sido a sucessão municipal.
Em setembro, em entrevista ao DIÁRIO, Almir admitiu, contudo, que trabalhava num programa para administrar a capital paraense e revelou simpatia pelo PTB, partido de Duciomar.
“É uma pena que algumas pessoas deturpem o discurso trabalhista, mas o discurso trabalhista é muito bom”.
Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal Diário do Pará