Executiva Nacional, reunida em Brasília, decide prorrogar convenções

PTB Notícias 16/02/2011, 17:58

Os membros da Executiva Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro, reunidos nesta quarta-feira (16/02/2011) na sede do Diretório Nacional em Brasília, aprovaram por unanimidade a resolução apresentada pelo Presidente do partido, Roberto Jefferson, que regulamenta a duração dos mandatos nos diretórios estaduais e municipais do PTB.

Ao final de um debate que envolveu os senadores, deputados federais e estaduais, presidentes de diretórios e membros da Executiva presentes ao encontro, ficou definido que as convenções municipais e estaduais serão transferidas de 2011 para 2012, devido à alteração da data de vencimento dos mandatos do Diretório Nacional e da Executiva Nacional também para o próximo ano, conforme estabelecido em convenção nacional no ano de 2009.

O Presidente do PTB, Roberto Jefferson, ao explicar o conteúdo da resolução, afirmou que a decisão da Executiva tem por objetivo estender a solução dos problemas regionais aos dirigentes de cada estado, para que possam fazer os ajustes nas executivas de acordo com os entendimentos locais.

Jefferson confirmou que os diretórios e executivas estaduais terão seus mandatos prorrogados até a data de 20 de maio de 2012, ressalvados os casos em que as direções estaduais não desejem essa prorrogação.

Ficou definido na reunião na sede do Diretório que as direções estaduais que não quiserem prorrogar os mandatos deverão se manifestar, por maioria de membros, se encarregando a Comissão Executiva Nacional do PTB de nomear, por indicação destes, a Comissão Provisória Regional.

A resolução aprovada por unanimidade na reunião da Executiva Nacional prevê que todos os mandatos dos diretórios municipais vencerão três anos após a data de sua eleição.

Pelo que foi decidido, os presidentes de diretórios que porventura tenham sido eleitos extraordinariamente após a data de 30/04/2008, terão seus mandatos vencidos até 30/04/2011, quando os órgãos de direção partidária de nível municipal passarão a ser organizados em forma de comissões provisórias, obedecendo orientação das Executivas Estaduais ou, se for o caso, das Comissões Provisórias Estaduais.

O Presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, comemorou o resultado final da reunião da Executiva, e a aprovação da resolução por unanimidade.

Segundo ele, o partido decidiu encaminhar esta nova diretriz após constatar que, nas últimas eleições de 2010, muitos prefeitos e líderes municipais não trabalharam para eleger candidatos do PTB, preferindo dirigir seus esforços para membros de outros partidos.

Para Jefferson, cada presidente estadual precisará verificar em seu diretório que postura irá tomar com dirigentes que não trabalharam pelo partido, e a resolução estende o prazo para a tomada de posição dentro das regionais.

“O resultado da Executiva Nacional foi muito positivo.

Fizemos um amplo debate, e tivemos um entendimento comum de que era preciso resolver a questão da fidelidade ao ideário e ao Estatuto do PTB, que andou sendo desrespeitado na última eleição.

Tivemos uma reunião que contou com líderes nacionais e estaduais, e prevaleceu a visão de que é preciso reestruturar o partido em sua base, que são os municípios.

O PTB saiu engrandecido do encontro desta quarta, e fortalecemos nossas posições para que possamos chegar mais unidos e solidificados nas eleições municipais de 2012″, afirmou o Presidente do PTB ao final da reunião.