Ezequiel Neiva cobra celeridade na atualização do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Rondônia

Agência Trabalhista de Notícias 28/05/2019, 10:00

Imagem Crédito: Diego Queiroz/ALE-RO

Em discurso na sessão itinerante da Assembleia Legislativa na 8ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, o deputado Ezequiel Neiva (PTB) falou da importância de uma política ambiental e de regularização fundiária, para fortalecer ainda mais o setor produtivo, cobrando do governo celeridade na atualização do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado.

Neiva aproveitou a presença do governador Marcos Rocha (PSL) e de secretários estaduais para pedir que seja encaminhado para a Assembleia Legislativa o projeto de atualização do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico. O parlamentar disse que o projeto contribuirá com o avanço na regularização fundiária. “Com isso, iremos pelo menos dobrar a capacidade da Rondônia Rural Show e de toda a nossa economia”, afirmou.

O deputado salientou ainda que há uma Comissão Estadual de Zoneamento, composta por secretários do Executivo, deputados estaduais, representantes de ONGs, lideranças indígenas e demais órgãos ligados ao meio ambiente, que juntos têm deliberado sobre o tema. “Sabemos do empenho do governo, mas precisamos definir o nosso zoneamento o mais rápido possível, permitindo a expansão do agronegócio que é a base da economia rondoniense”, justificou Neiva.

Coordenador da Coordenadoria de Geociência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Antônio de Melo Lisboa explica que o zoneamento socioeconômico é uma base de informação social, econômica e ambiental e um instrumento técnico e político voltado ao planejamento, cuja finalidade é otimizar o uso do espaço e orientar as políticas públicas.

Com informações da Assembleia Legislativa de Rondônia