Famurs prepara Seminário de Orientação às Novas Administrações gaúchas

PTB Notícias 20/01/2009, 8:44


A FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul)realizará, de 04 a 06 de fevereiro, no Centro de Convenções do Hotel Serrano, na cidade gaúcha de Gramado, o Seminário de Orientação às Novas Administrações.

O presidente da FAMURS, o petebista Elir Girardi, destaca que o evento tem por finalidade reunir os 496 prefeitos do Estado, e transmitir conteúdo de natureza técnico-administrativa e político-institucional como subsídio aos planos municipais de gestão.

Além do mais, diz Girardi, o evento visa apresentar a função do Município no contexto do sistema federativo, incluindo os direitos e obrigações e promover o debate com os órgãos de controle externo a fim de orientar os Municípios sobre os procedimentos político-administrativos do gestor relativos à legislação.

Cada prefeito receberá um CD em formato de livro, com todas as orientações necessárias para uma boa gestão, englobando todas as áreas da administração municipal.

Paralelamente ao Seminário, no dia 04, das 9h às 18h, no auditório Lupicínio Rodrigues, ocorre o encontro A Mulher no Cenário Político, que reunirá as Primeiras-Damas Municipais e, no dia 05, das 8h30 às 18h, também, auditório Lupicínio Rodrigues, o 6º Seminário dos Secretários Municipais de Fazenda do RS.

“Serão dois dias de profundo trabalho com os novos administradores tendo como objetivo fundamental aprimorar a gestão pública municipal e os serviços prestados à população”, afirma Girardi.

De acordo com o presidente da entidade, o evento abordará os principais temas que os administradores municipais tratam no seu dia-a-dia de trabalho, por meio de palestras, debates e no formato de painel entrevista.

Além dos eventos, paralelamente, ocorrerá a Feira de Fornecedores Municipais com produtos relevantes para as prefeituras.

A FAMURS, também, estará disponibilizando um local para suas áreas técnicas, com os profissionais habilitados aos prefeitos que necessitarem de um atendimento personalizado.

Os Seminários contam com o apoio da Confederação Nacional de Municípios e governo do Estado e o patrocínio do Banrisul, Banco do Brasil, Caixa RS, Sebrae e Programa de Gestão Municipal de Trânsito (PGMT/FAMURS).

Programa Preliminar :PROGRAMA PRELIMINAR DIA 4 – QUARTA- FEIRA 8h – Recepção e Credenciamento 10h – Sessão Solene de Abertura – presença da Governadora do Estado e autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário 11h – Palestra Inaugural – Empreendedorismo: há diferença entre o público e o privado? 13h30 – Programas Relevantes para os Municípios – I.

CaixaRS – Uma visão pró-ativa sobre o desenvolvimento do RS SEBRAE como parceiro na Gestão do Município 14h – Associativismo Municipal: Municipalismo Forte com a Participação de TodosApresentação da Estrutura da FAMURS: Projetos de Gestão Eficiente com Planejamento Estratégico As Grandes Conquistas e os Projetos para Ação Consorciada dos MunicípiosA Relação do Governo do Estado com os Municípios 16h – Ações Prioritárias nas Administrações Municipais – Áreas Técnicas da FAMURS – I:A Gestão Municipal do Trânsito e da Mobilidade: as obrigações dos Municípios no Código de Trânsito Brasileiro e a organização das estruturas municipais de trânsito e engenharia de tráfego.

Área de Trânsito e MobilidadeA Importância Estratégica da Área Ambiental nas Novas Administrações Municipais: licenciamento ambiental e programas prioritários.

Área de Meio AmbienteA Potencialização da Economia Municipal através da Valorização do Setor Primário: programas de incentivo ao setor primário e incremento no ICMS por meio da produtividade primária.

Área de AgriculturaO Custeio das Ações da Saúde na relação dos três níveis de Governo: a emenda constitucional Nº.

29, o pacto pela saúde e os servidores da saúde.

Área de SaúdePrograma de Capacitação dos Técnicos Municipais para 2009Escola de Gestão PúblicaDIA 5 – QUINTA- FEIRA 9h – Palestra: Ajuste Fiscal e Reflexo da Crise Econômica para o RS e Municípios 10h – Painel – O Prefeito na Visão da Imprensa 13h30 – Programas Relevantes para os Municípios – IIBanrisul como Apoiador do Desenvolvimento Local 14h – Ações Prioritárias nas Administrações Municipais – Áreas Técnicas da FAMURS – II:Questões prioritárias de Educação, Cultura e TurismoÁrea de Educação, Cultura e TurismoPlanejamento Estratégico, Projetos e Convênios – Gestão por ResultadosÁrea de TecnologiaA relevância da Comunicação Social na Administração Municipal – o que, onde e como divulgar as atividades da gestão municipal.

Área de Comunicação SocialAspectos Legais relevantes na Gestão Pública – nepotismo, licitações, servidores e responsabilidade fiscalÁrea JurídicaA implantação do Sistema Único de Assistência Social nos Municípios – os programas, os benefícios, a estruturação da área de assistência social no contexto da administração municipal.

Área de Assistência Social 16h – Painel Entrevista: O Município no Sistema Federativo: realidade ou ficção jurídica? DIA 6 – SEXTA-FEIRA9h – Programas relevantes para os Municípios – IIIBanco do Brasil – Soluções para a Administração Municipal 9h30 – Painel Entrevista: O Município e os Órgãos de Controle Externo 12h – Encerramento