Fernandes busca nova parceria com Pnud e recursos para transporte escolar

PTB Notícias 25/09/2013, 20:10

O secretário de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes (PTB), esteve em Brasília reunido com o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, e o diretor de Programa do MEC, Luiz Eduardo Rodrigues Alves.

Um dos objetivos do encontro foi a manutenção do projeto de cooperação técnica entre governo do estado, ministério e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O Pnud, que encerrou suas atividades na Seduc-MA em agosto deste ano, esteve por dois anos no Maranhão e dividiu suas atividades em três etapas: diagnóstico e necessidades da demanda do estado; planejamento estratégico para atuar e responder as demandas educacionais; e apoio na execução de algumas ações consideradas estruturantes para mudanças no processo de ensino-aprendizagem.

Fernandes ressaltou o grande avanço que a educação do Maranhão conquistou com essa parceria e pediu que fosse prorrogada.

“Foi por meio dessa parceria que tivemos muitos avanços, como mapeamento eletrônico e estabelecimento de rotinas.

Agora queremos continuar para estruturar melhor as Unidades Regionais (URE’S), focar na área de gestão e na sala de aula, dentre outros projetos que irei encaminhar para o Pnud “, disse.

Transporte escolarOutro pleito foi a ajuda com o transporte escolar.

“Já fizemos o pedido pelo Simec [Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação] e pelo PAR [Plano de Ações Articuladas], e estamos aguardando uma resposta positiva do ministério.

Estamos pleiteando pelo menos 200 ônibus”, disse o secretário petebista.

O MEC ainda vai confirmar a continuidade da parceria Pnud – Seduc, pois garantiu rever o assunto junto ao Pnud assim que a Secretaria enviar os novos projetos para os quais quer o auxílio do programa.

“O Pnud dá, primeiro, auxílio para estruturação e geralmente deixa as secretarias para que continuem sozinhas, mas em alguns estados eles podem continuar o trabalho.

Vamos conversar com os responsáveis pelo programa”, garantiu Luiz Eduardo Rodrigues.

Sobre o transporte escolar, o secretário executivo garantiu que o ministério tem os recursos.

“Acredito que podemos atender uma parte dos 200 ônibus agora, mas sugiro que para 2014 o governo do estado articule emenda de bancada para o transporte escolar.

Só assim podemos garantir o atendimento de todo o estado do Maranhão”, afirmou José Henrique Paim.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Secretaria de Educação do MaranhãoFoto: Secretaria de Educação do Maranhão