Fernando Collor acompanhará preparativos para Conferência Rio +20

PTB Notícias 14/10/2011, 17:57


O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Fernando Collor, do PTB de Alagoas, acompanhado do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Rollemberg, e do senador Cristovam Buarque, acompanhará os preparativos para a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, a Rio + 20.

A Comissão Nacional preparatória da Rio+20 é co-presidida pelos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

Ela trabalha para articular as ações entre o governo federal, órgãos estaduais e municipais e a sociedade civil, com vistas à participação do Brasil na conferência da ONU, que acontecerá entre os dias 28 de maio a 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.

A próxima reunião da Comissão Nacional será na quarta-feira, dia 19, em Brasília.

O senador Fernando Collor, junto com Rollemberg e Cristovam Buarque, representarão o Senado na discussão.

Os principais temas a serem discutidos são a “Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza” e a “Estrutura Institucional de Governança do Desenvolvimento Sustentável”.

Os senadores já apresentaram aos ministros Antônio Patriota e Izabella Teixeira documento em que alertam para a necessidade de se manterem as conquistas da Rio 92.

A preocupação é renovar as metas do Protocolo de Kyoto para a redução dos gases de efeito estufa além de 2012, quando termina a vigência do Protocolo.

O senador Fernando Collor elogiou a postura da presidente Dilma na ONU em defesa de novas metas ambientais: “Dilma antecipou que o Brasil vai apoiar os países em desenvolvimento nos esforços na redução das emissões, cobrou dos países desenvolvidos cumprimento de suas obrigações com novas metas no Protocolo de Kyoto para além de 2012, já que em 2012 encerra-se a vigência do Protocolo de Kyoto”, disse o senador Collor.

Para o senador Fernando Collor, isso representa o engajamento político no mais alto nível do governo brasileiro com o êxito da Conferência, que celebrará os 20 anos da Rio 92.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da Rádio Senado