Fernando Collor alerta para risco de grave crise entre os três poderes

PTB Notícias 21/05/2013, 18:14


O senador Fernando Collor (PTB-AL) manifestou novamente em plenário, nesta terça-feira (21/5/2013), sua preocupação com possibilidade de instalação de uma grave crise institucional entre os poderes da República brasileira.

Para o parlamentar, tal cenário de distonia entre as três instâncias de poder no país pode ocorrer em razão de um paradoxo de credibilidade versus legitimidade, relativo aos poderes republicanos.

Comentando as últimas críticas que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, fez ao Congresso Nacional, Collor as considerou como um claro indício da situação de esfacelamento institucional existente no Brasil.

Barbosa disse, durante uma palestra ministrada ontem numa faculdade privada do Distrito Federal, que os partidos são de “mentirinha” e que atualmente o Congresso é “inteiramente dominado” pelo Executivo.

“As recentes declarações públicas do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, com críticas diretamente jocosas ao Poder Legislativo e aos partidos políticos, afrontam a Lei Maior do país”, disse Collor.

O parlamentar petebista tomou ainda como mais graves as críticas de Joaquim Barbosa por se tratar não apenas de um simples membro do Poder Judiciário, mas de um ministro que ocupa a presidência da Suprema Corte.

Na avaliação de Collor, não são pequenas as chances de que “momentos de insubordinação com a vida pública”, como o protagonizado pelo ministro Joaquim Barbosa, resultem em um período de autoritarismo na vida política do país.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Moreira Mariz/Agência Senado