Fernando Collor registra realização de painel de debates sobre Mercosul

PTB Notícias 26/05/2011, 7:51


O senador Fernando Collor (PTB-AL), em discurso nesta quarta-feira (25/05), registrou a realização do sexto painel do ciclo sobre os rumos da política externa brasileira em 2011 e 2012.

Especialistas debateram com os parlamentares o Mercosul e os 20 anos do Tratado de Assunção, o cenário no entorno da América do Sul, a criação da rodovia interoceânica e a relação comercial do Brasil com Peru e Bolívia, que são países associados ao Mercosul.

Segundo o senador, para o embaixador Rubens Barbosa, um dos expositores, o Mercosul vive uma crise institucional e o Tratado de Assunção, voltado inicialmente para a integração econômica e comercial, tem hoje ênfase nos aspectos políticos e sociais.

O embaixador disse ainda que alguns problemas que têm contribuído para o esvaziamento do Mercosul, no contexto da integração regional e da globalização.

Ele se referiu ao descumprimento das regras do citado Tratado; à crescente presença de produtos industriais da China na região; às restrições unilaterais adotadas pela Argentina; às medidas (de retaliação) tomadas pelo Brasil e à falta de acordos significativos na sua agenda externa.

Fernando Collor informou que Roberto Teixeira da Costa, empresário e conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), defendeu a “diplomacia empresarial” para resolver a falta de entrosamento entre Brasil e Argentina, e destacou que a desestabilização argentina seria prejudicial ao Brasil.

O economista José Tavares de Araújo Junior, representante do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), explicou Fernando Collor, defendeu o fim do compromisso do Brasil com a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, que considera muito protecionista, e a adoção unilateral, pelo país, de uma segunda abertura comercial.

Do encontro também participaram a professora Maria Cláudia Drummond, da Consultoria Legislativa do Senado e o professor José Flávio Sombra Saraiva, da Universidade de Brasília (UnB).

Na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, às 18h, realizaremos o sétimo painel deste ciclo de audiências, para debater o tema “A Influência da China e da Al-Qaeda na África Setentrional e Meridional”.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da Agência Senado