Fernando Gonçalves condena violência em São Paulo

PTB Notícias 24/05/2006, 18:28


23/05/2006O Deputado Fernando Gonçalves (PTB-RJ), titular das Comissões de Seguridade Social e Família, e do Mercosul, entre outras, proferiu um discurso no Plenário rechaçando os atentados que ocorreram em São Paulo no final de semana do Dias das Mães (12 a 14 de maio).

O Deputado foi categórico em afirmar que a onda de violência exige uma ação rigorosa e firme por parte de todas as instâncias dos Poderes Públicos.

“Há a nítida sensação de que o Estado vem perdendo para os agentes do tráfico e do crime a verdadeira guerra em que se transformou o cotidiano de nossas grandes cidades, onde a lei está sendo permanentemente desafiada e onde milhares de jovens sem perspectiva alguma de formação profissional e de obter emprego acabam presas fáceis da atração pelo poder ligado à ilegalidade, à marginalidade e ao crime organizado”, disse o Deputado do PTB.

Fernando Gonçalves também condenou a possibilidade de o Governo do Estado de São Paulo ter feito acordo com comando da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) para cessar a violência.

“Se realmente confirmada, a anunciada negociação significaria um ato de fraqueza e rendição do Poder Público que não se pode aceitar, porque, então, estaríamos diante de situação caracterizada por completa inversão de valores, na qual a lei, a ordem e a cidadania estariam vilipendiadas e humilhadas”.

O Deputado ressaltou a importância dos investimentos no setor de políticas públicas de segurança, que, segundo ele, recebem a cada ano parcelas menores dos orçamentos estaduais e federal.

Fernando Gonçalves também frisou a necessidade de se aumentar o rigor da legislação penal não apenas quanto ao estabelecimento de penas maiores para o cometimento de determinados crimes, em especial aqueles ligados ao tráfico de drogas, mas também quanto ao processo penal e ao cumprimento da sua execução.

“Penso que os atuais episódios de São Paulo devem servir não somente para que repensemos todo o conjunto de políticas e prioridades para a Nação, como a realização de maciços investimentos em educação e na geração de empregos, mas também para que se transformem, sobretudo, em motivo de adoção de medidas concretas, imediatas e suficientes para se resolverem definitivamente os graves problemas do atual quadro de superlotação dos presídios e da má administração do sistema, fontes naturais de revoltas e rebeliões e de casos de corrupção e desmandos que lá ocorrem com incidência cada dia maior”, concluiu ele.

O Deputado Fernando Gonçalves (PTB-RJ), Titular das Comissões de Seguridade Social e Família, e do Mercosul, entre outras, proferiu um discurso no Plenário rechaçando os atentados que ocorreram em São Paulo no final de semana do Dias das Mães (12 a 14 de maio).

Agência Trabalhista de Notícias