Fernando Monteiro cobra revitalização de engenhos de cana-de-açúcar

PTB Notícias 4/12/2013, 15:34


O deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) solicitou nesta quarta-feira (4/12/2013), por meio de requerimento, que seja implantado no Piauí um programa de revitalização dos engenhos de cana-de-açúcar existentes no município de Ipiranga do Piauí.

Para tanto, devem ser encaminhados documentos ao presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Piauí, Carlos Alberto Carneiro da Cunha, e ao superintendente do órgão, Mário Lacerda de Melo, pedindo o empenho para que o setor volte a ser uma das molas propulsoras da economia regional.

O parlamentar justificou que a região de Ipiranga era até o final da década de 80 do século passado uma das maiores produtoras de rapadura e mel de cana do Piauí, com o funcionamento de mais de 60 engenhos, grande parte deles com mais de um século de existência.

No entanto, a partir dos anos 90, essa economia entrou em decadência e, hoje, quase todos eles estão desativados.

“Com o retorno da produção o mel e a rapadura poderiam ser usados na merenda escolar.

E nesses tempos em que os alimentos naturais ganham cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros, é preciso substituir o açúcar mascavo, os iogurtes e outros produtos industrializados pela rapadura, que é nossa, que é um alimento que sempre predominou na mesa dos nordestinos”, frisou Monteiro.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa do Piauí