Festa de Natal emociona membros do albergue municipal em Santa Cruz

PTB Notícias 24/12/2011, 8:13


O Albergue Municipal e a Casa da Cidadania, em Santa Cruz do Sul (RS), cidade administrada por Kelly Moraes (PTB), festejaram o Natal em grande estilo.

Aproximadamente 30 pessoas se emocionaram com os diversos momentos organizados.

Entre homenagens e comemorações, foi lembrado o sucesso deste ano com o novo projeto aplicado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Projeto Casa da Cidadania.

Este trouxe mais esperança e boas realizações aos albergados e contribuiu para ressocialização, oferecendo saúde, capacitação para o retorno à vida funcional e reforço de vínculo familiar a muitos deles.

Um exemplo, é o já conhecido Chorão, morador de rua por mais de 2 anos e ex- alcoólatra, hoje tem a sua própria cama no Albergue Municipal.

Durante a festa, Eni Nilo Alves Pereira, seu nome de batismo, ainda cantou uma canção natalina que, segundo ele, vinha treinando a semana inteira.

Para a coordenadora, Silnara Noronha, ele é exemplo de superação.

“Conseguimos trazer felicidade aos olhos e esperança no coração.

Tudo isso aumentou muito a autoestima dele e garante a sobriedade e excelente retorno à vida social”.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Nubia Bruch, emocionou-se com o evento e foi convidada a colocar a estrela no topo da árvore de Natal que foi decorada durante momento de integração.

“Quero agradecer o empenho de cada um que, ao longo do ano, trabalha para que tanto o albergue quanto a Casa da Cidadania desenvolvam seu trabalho auxiliando as pessoas”.

A Secretária ainda destacou que, o Projeto Casa da Cidadania, desde que foi aprovado pela Prefeita Kelly Moraes, vem somando ao albergue casos bem sucedidos de pessoas que saíram das ruas e estão retornando a vida funcional.

Em outro momento, o Padre Zé Renato Back abençoou a Casa, os que ali estavam e fez uma oração especial pedindo força e fé.

O Albergue Municipal, junto com a Casa da Cidadania, recebe entre 12 e 20 pessoas todas as noites.

Oferece serviços de saúde, proteção e alimentação.

Os albergados tem acompanhamento de assistente social e saem ou com emprego certo ou encaminhados à algum membro da família, sempre revigorados e prontos para a vida em sociedade.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Santa Cruz do Sul