FGV: Crescimento na economia de Lorena (SP) estimula investimentos

PTB Notícias 29/09/2009, 9:10


A economia da cidade paulista de Lorena, administrada pelo petebista Paulo César Neme, vem alcançando resultados positivos acompanhando a evolução no aspecto nacional, onde a avaliação da situação financeira dos consumidores no momento é a melhor dos últimos dez meses, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, também constatou evolução na contratação do trabalho formal em Lorena.

O aumento no número de empregos aliado a vinda de fábricas e o desenvolvimento do turismo da região, contribuiram para o incentivo ao consumo e, consequentemente ao comércio, de acordo com a economista Luciana Ribeiro.

“É o que chamamos de efeito em cadeia onde as pessoas empregadas, consomem e impulsionam o comércio”, explicou.

Resultado confirmado pelo empresário Célio Goulart.

Dono de três estabelecimentos comerciais em Lorena, com a sobra no orçamento, Goulart resolveu reformar um dos três imóveis em que vende roupas femininas.

“Optei por modernizar a loja, trocar os móveis, fazer nova pintura, tudo para oferecer melhor estrutura para os clientes e estimular as vendas no Natal”, contou.

A melhora de 40% nas vendas em apenas um mês, após a reforma na fachada da loja foi sentida pela engenheira mecânica, sócia e proprietária de uma loja de bicicletas e utensílios para pesca de Lorena, Maria Aparecida Rodrigues.

“Para não prejudicar o orçamento optamos por realizar a reforma com a loja aberta.

A mudança na fachada, apesar de necessária, gerou uma procura maior pelos produtos”.

Fatores como a época do ano e expectativa dos comerciantes para o Natal contribuem para o estímulo ao comércio, que promete formas inovadoras de estimular as vendas, o que pode ser visto nos altos investimentos em reformas.

Ainda segundo a economista Luciana Ribeiro, uma das principais dicas é investir nos preços.

“Agora é a hora de chamar a atenção do público.

O layout chama a atenção, mas apesar de tudo o preço ainda conta muito e o consumidor vai ter a oportunidade de fazer bons negócios e comprar”.

Sobre a boa fase econômica estabelecida em Lorena, Luciana destacou.

“Se gerou esse superávit, que é a sobra de dinheiro nas lojas, com certeza a economia continua aquecida internamente dentro da cidade de Lorena”,finalizou.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de Lorena