Filarmônica de Cabo de Santo Agostinho renova convênio com a prefeitura

PTB Notícias 18/05/2007, 10:03

A banda considerada patrimônio cultural da cidade de Cabo de Santo Agostinho/PE, a Filarmônica XV de Novembro Cabense teve seu convênio renovado com a Prefeitura, administrada pelo petebista Lula Cabral.

A solenidade ocorreu na última semana, na sede da entidade.

Ao som de canções da música popular brasileira conhecidas como Eu Sei que Vou Te Amar e Suíte Nordestina, a Filarmônica, já com 93 anos de fundação, tocou para as autoridades que participaram do ato de assinatura da renovação do convênio.

Com a subvenção garantida, a banda agora dará continuidade às célebres apresentações por todo o município.

A renovação do convênio reafirma o início do projeto da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, “É Assim que a Banda Toca”, que levará música a bairros centrais da cidade e à zona rural.

O projeto circulará com nove apresentações, de agosto a setembro, no circuito urbano e, de outubro a novembro, com mais nove apresentações no circuito rural.

O secretário de Cultura, Lazer e Esportes, Rinaldo Barbosa, ressaltou que o projeto atende a um desejo antigo da banda que, tendo alcançado um vice-campeonato no concurso nacional de bandas da Rede Globo em 77 e um 4º lugar no concurso do Rotary Club Internacional em 97, sentia-se sub-utilizada, apresentando-se apenas em procissões e festas.

Rinaldo lembrou que Lula Cabral tem um apreço especial à banda, que dá orgulho aos cidadãos cabenses.

Por isso, assim que soube que os músicos não tinham um fardamento digno, a Prefeitura procurou tomar providências.

“Agora será a vez de cuidar dos equipamentos.

A Prefeitura está buscando parceiros para comprar novos equipamentos”, adianta, lembrando que a última vez que foi comprado equipamento para a Filarmônica foi em 77, na época do concurso.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho)