Fim da reeleição para Executivo já era pleiteado por Côrte Real desde 2012

PTB Notícias 8/07/2013, 16:12


O deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE) pleiteia o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo desde o final de 2012, quando deu entrada na Câmara a (http://www.

camara.

gov.

br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=561199) Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 224/2012, que proíbe a reeleição e estabelece mandatos eletivos coincidentes, com duração de cinco anos.

“A prática já mostrou que a reeleição para cargos no Poder Executivo não beneficia a qualidade da administração pública, mas facilita a sedimentação de oligarquias nos municípios, nos estados e até no nível federal”, diz Côrte Real.

Entre os pontos da reforma estão o fim das coligações proporcionais nas eleições; o sistema eleitoral misto e o financiamento público de campanhas eleitorais.

Em a reeleição sendo proibida, a sugestão do parlamentar é de assegurar um prazo um pouco mais longo para que os eleitos ponham em prática seus programas.

“Em nossa opinião, o tempo deve ser de cinco anos”, frisa o deputado.

Outro ponto defendido pela PEC é a uma modificação na forma de substituição e sucessão dos senadores eleitos.

No lugar de suplentes escondidos em chapas pouco transparentes, serão substitutos dos senadores aqueles candidatos que, não tendo sido eleitos, foram os mais votados no pleito.

A emenda à Constituição está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE)Foto: Luiz Cruvinel/Agência Câmara Notícias