Frange propõe criação de Conselho para combater violência no trânsito

PTB Notícias 30/03/2014, 12:59


O vereador Paulo Frange (PTB) tem demonstrado severa preocupação com o grande número de acidentes automobilísticos nas vias da cidade de São Paulo.

Para combater essa situação, Frange apresentou um Projeto de Lei (PL 0134/2014), que institui o Comdatt – Conselho Municipal de Trânsito e Transporte no Município de São Paulo – um colegiado consultivo e de assessoramento, com o objetivo de estudar as causas e locais dos acidentes e opinar sobre as ocorrências e as medidas que poderiam ser tomadas para reduzir os mesmos.

COMBATER AS CAUSASOs acidentes têm entre suas causas a imperícia do motorista, a bebida alcoólica, a velocidade excessiva, o uso de celular ao volante, etc, mas há também aqueles em que a causa é alguma falha na via, uma curva perigosa ou pista defeituosa.

A função do Comdatt seria detectar as causas dos acidentes, analisar e divulgar estatísticas, propor programas e soluções para pontos críticos e outros.

QUEM PARTICIPARIASegundo o líder do PTB na Câmara, “Para que as soluções aconteçam de fato, o Comdatt seria formado por representantes de secretarias e órgãos afins com o trânsito e com os problemas gerados pelos acidentes e a solução dos problemas detectados, além de instituições representativas dos setores de transporte.

O secretário Municipal de Transportes seria o presidente do Conselho.

“NÚMEROS DA VIOLÊNCIAO vereador Paulo Frange destaca que, só em 2013, foram 1.

152 pessoas mortas no trânsito, sendo 514 delas, pedestres; 35 ciclistas e 403 motociclistas, segundo balanço realizado pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego.

“Embora tenha caído um pouco o número de mortos em relação a 2012, ainda é absurdamente grande a violência no trânsito.

Nos últimos cincos anos, foram mais de 9 mil mortes na Cidade e 60 mil no Brasil.

É preciso combater este quadro e o Conselho proposto é um caminho.

O que não dá é para deixar como está” assevera Frange.