Frank Aguiar defende capacitação de profissionais do magistério

PTB Notícias 5/05/2007, 11:59


O deputado Frank Aguiar (PTB-SP), em discurso no plenário da Câmara, divulgou que apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre descontos para profissionais do magistério público atuantes nas funções de docência, planejamento, administração, supervisão, orientação e inspeções educacionais em efetivo exercício nas redes públicas e em particular na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, em exercício, para aquisição de material didático e de ingressos para eventos científicos, artísticos e culturais.

Segundo Frank, por material didático entende-se livros e periódicos voltados para a área de atuação do profissional do magistério, assim como cadernos e material de escrita em geral.

“Minha intenção ao apresentar o projeto, é garantir aos profissionais em exercício na educação básica, desconto de pelo menos trinta por cento na aquisição de material didático e de ingressos para eventos científicos, artísticos, culturais e de promoção de material de interesse para suas funções educacionais.

A comprovação da atuação será feita pela apresentação de pelo menos um dos documentos que permite sua clara caracterização”, explicou o deputado.

“Justifico meu projeto argumentando que o exercício das funções de magistério requer permanente atualização dos seus profissionais.

O acesso a livros e periódicos é fundamental para a aquisição de novos conhecimentos e metodologias de trabalho.

A freqüência a eventos científicos, culturais e artísticos também constitui importante forma de ampliar os horizontes cognitivos desses profissionais, permitindo assim o enriquecimento do processo educacional pelo qual são responsáveis, com inegáveis benefícios para a formação das futuras gerações”, disse ele.

“Com a grave situação do magistério da educação básica brasileira, percebendo remuneração muito aquém do desejável e do necessário, não permite que, com seus próprios recursos, os professores e demais profissionais da educação tenham acesso a tais bens e serviços voltados para o aprofundamento do saber e alargamento da visão de mundo.

Estas são as razões que me levaram a apresentar este projeto que propõe desconto para tais profissionais quando forem adquirir materiais ou ingressos para eventos relevantes, pelo seu conteúdo, para suas funções educacionais”, finalizou o parlamentar petebista.

Agência Trabalhista de Notícias.