Frank Aguiar premia vencedores de Concurso Literário de São Bernardo

PTB Notícias 23/04/2011, 10:18


Em uma noite considerada por todos os presentes como “emocionante”, o vice-prefeito da cidade de São Bernardo do Campo, o petebista Frank Aguiar, presidiu a cerimônia de premiação aos 18 autores vencedores do Concurso Literário promovido pela Prefeitura da cidade.

O evento, que integra a programação do Mês do Livro e da Leitura, realizada pela Secretaria de Cultura, foi sediado na Pinacoteca da cidade e contou com a presença de secretários municipais e autoridades.

Pelo menos 50% dos escritores contemplados são do município, uma forma da Administração incentivar o desenvolvimento de autores locais.

O concurso foi dividido em três categorias: Poesia, Conto e Dramaturgia, com o valor de R$ 10 mil para cada autor.

Os vencedores foram selecionados entre mais de mil inscritos em edital realizado entre março e setembro de 2010, com obras inéditas provenientes de vários estados do País como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Acre.

Até brasileiros radicados na Argentina solicitaram a inscrição no concurso diante da repercussão dessa iniciativa.

Como forma de reforçar a relevância do projeto, a Comissão de Avaliação foi constituída por artistas e críticos literários.

A premiação é considerada uma das maiores do Brasil.

Para o vice-prefeito e secretário de Cultura, o petebista Frank Aguiar, o tema é muito importante e o governo está empenhado em consolidar o incentivo à leitura como pauta de política pública da cidade.

“Essa é apenas uma das diversas ações nesse sentido, pois está previsto ainda o Leitura nas Fábricas, dia 28/4 lançaremos o Projeto Agentes de Leitura e o livro Oficina de Criação Literária.

Já ampliamos o Programa Espalhando a Leitura e acabamos de lançar oficialmente o curso Entre na Roda para agentes de saúde.

E isto é somente o começo”, cita Frank Aguiar.

Um dos vencedores na categoria dramaturgia, Manuel Messias da Silva Filho, de São Bernardo, que recebeu seu prêmio das mãos do vice-prefeito, elogiou o concurso como oportunidade aos artistas locais.

“Temos gente extremamente competente nessa área.

Dou oficinas literárias na cidade e tenho alunos de grande talento A produção cultural do município é muito forte”, comentou.

Manuel concorreu na categoria dramaturgia com a obra intitulada Antes de Dormir, uma peça de teatro escrita por ele há mais de 10 anos, e com o dinheiro do prêmio pretende produzir um novo espetáculo.

Ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2008, ele já publicou 13 livros infanto-juvenis e também é músico.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de São Bernardo do Campo)