Frei Valdair sugere implantação de políticas de educação ambiental

PTB Notícias 18/02/2008, 8:17


Tramita na Assembléia Legislativa de Goiás projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Frei Valdair, do PTB, que cria políticas de educação ambiental e a Semana Educativa do Meio Ambiente no Estado de Goiás.

O programa de educação ambiental deverá envolver conhecimento, habilidades e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem como meios de vida sustentável, o que segundo o petebista, é essencial à sadia qualidade de vida.

De acordo com o projeto do deputado petebista, empresas públicas e privadas deverão promover programas destinados à capacitação dos trabalhadores, visando controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como repercussões do processo produtivo no meio ambiente.

Todos os tipos de escola (básica, fundamental, infantil, superior, tecnológica e especial) deverão desenvolver práticas educativas integradas e contínuas, envolvendo questões ambientais.

Nos cursos de pós graduação, quando se fizer necessário, poderá haver a criação de disciplina específica.

O poder público estadual deverá incentivar os meios de comunicação em massa a desenvolver programas educativos com informações sobre o meio ambiente.

O trabalho deverá envolver toda a comunidade.

Frei Valdair justifica que a educação ambiental deve começar com as crianças na sala de aula.

Para ele, atingir a conscientização pretendida é o primeiro passo para entender e melhorar a convivência com o meio ambiente.

“Todos têm direito a um meio ambiente equilibrado, de uso comum e essencial à qualidade de vida”, finaliza o deputado do PTB de Goiás, em sua justificativa do projeto.

fonte: Assembléia Legislativa de Goiás.