Frente Parlamentar do Envelhecimento Ativo será lançada nesta quarta (13)

PTB Notícias 12/05/2015, 18:25


Em busca de traçar um mapa sobre a situação dos idosos em todo o país, as deputadas federais Cristiane Brasil (RJ), presidente nacional do PTB, e Flávia Morais (PDT-GO) lançam nesta quarta-feira (13/5/2015) a Frente Parlamentar Mista do Envelhecimento Ativo, que visa discutir e acelerar projetos que amparem, valorizem a saúde e assegurem direitos às pessoas idosas.

Conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos próximos 20 anos a população acima de 60 anos deve triplicar, passando dos atuais 22,9 milhões (11,34%) para 88,6 milhões (39,2%).

Nesse período, a expectativa média de vida do brasileiro deverá aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.

“Os brasileiros estão envelhecendo.

A Câmara e o Senado sinalizam, nesse momento, a importância de se garantir políticas públicas para garantir ao Brasil um futuro seguro”, pontuou Flávia.

Um dos principais especialistas sobre envelhecimento, Dr.

Alexandre Kalache, é presença confirmada no lançamento da frente.

Médico, gerontólogo, PhD em Epidemiologia pela Universidade de Oxford, Kalache é precursor do programa de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ele irá falar sobre longevidade e todo o seu impacto na esfera socioeconômica e no sistema público e privado de saúde.

Além de deputados e senadores, também confirmaram presença entidades ligadas aos direitos da pessoa idosa, associações, promotores de Justiça e instituições ligadas ao envelhecimento saudável.

O lançamento da Frente Parlamentar ocorre às 14h30 no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da assessoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO)