Fundação PTB debate reforma política e eleições 2016 em Caxias do Sul

PTB Notícias 28/09/2015, 0:33

Na cidade de Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul, cidade onde há 61 anos o então presidente Getúlio Vargas inaugurou o Monumento ao Imigrante, a Fundação PTB realizou o terceiro encontro programado no Estado para debater a reforma política, em votação no Congresso, e as eleições de 2016.

O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Caxias, no último sábado (26/09/2015), e foi dividido em três painéis: a preparação dos partidos para as eleições 2016, a reforma política e as mudanças na legislação político-eleitoral do País, e um momento para falar sobre filiações partidárias.

O encontro contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre membros do PTB, lideranças de outros partidos e pessoas interessadas em se filiar.

O primeiro evento do encontro da FPTB foi a palestra “Reforma Política – Eleições de 2016”, liderada pelo professor e consultor jurídico Antonio Augusto Mayer dos Santos.

A palestra foi aberta a todos os interessados tanto do PTB como de outros partidos, além da comunidade de Caxias do Sul.

Antes da palestra, a diretora financeira da FPTB, Marli Iglesias, lembrou que na cidade de Caxias do Sul, o presidente Getúlio Vargas, fundador do PTB, ao inaugurar o Monumento do Imigrante, disse que “somos uma nação de nações, e por isso é justo que se erga nesta cidade esse marco memorável”.

Marli Iglesias agradeceu a colaboração de todos os que ajudaram na realização do encontro, e também pela presença de políticos e lideranças de diversos partidos que estiveram presentes no evento.

A diretora da FPTB enalteceu o belo papel desempenhado pelo presidente do PTB de Caxias do Sul, vereador Cassina, assim como destacou o trabalho realizado na cidade pelo prefeito Alceu Barbosa Velho.

Marli também agradeceu pela presença da delegação da cidade vizinha de São Fracisco de Paula , liderados pelo prefeito Juarez Hampell, que levou ao encontro os vereadores do município.

“É um imenso prazer para a Fundação PTB se fazer presente em Caxias do Sul, trazendo uma pequena contribuição ao Campo dos Bugres, como foi chamada esta parcela da Nação que teve o privilégio de ouvir de Getúlio Vargas há 61 anos atrás, quando da inauguração do Monumento ao Imigrante, que o Brasil era a nação das nações e Caxias do Sul era um exemplo disso.

Trago aqui para vocês o abraço e o carinho do presidente da Fundação, Francisco Galindo, que se encontra a serviço do Partido em sua terra, Mato Grosso, na cidade de Cuiabá, em campanhas de filiações devido à expiração do prazo da Justiça Eleitoral.

Quero também trazer uma palavra de carinho da Presidente Nacional Cristiane Brasil, que neste momento representa o partido nos festejos para filiação da senadora Marta Suplicy ao PMDB.

Eu disse à nossa presidente que ela foi lavar a nossa alma como nossa representante neste feito em São Paulo.

Agradeço a cada um de vocês que vieram aqui participar do nosso encontro, ouvir o nosso professor Antonio Augusto, e debater a reforma política e as eleições 2016.

Espero que todos aqui possam sair desse evento com maior conhecimento sobre o que está sendo discutido no Congresso a respeito da legislação política e eleitoral, para que assim possamos ter uma noção das regras que estarão valendo no pleito municipal do próximo ano.

Muito obrigada a todos por abrilhantarem e engrandecerem este encontro da FPTB.

Nosso mais sincero agradecimento por todo o suporte oferecido à FPTB, pela organização e pelo espírito agregador de todos os que vieram aqui, como nosso vereador Cassina, que é quem arregimenta todas as lideranças da região.

Também não podemos deixar de destacar a atuação do nosso presidente da JPTB de Caxias, Tiago Tessari, que é um marco para o partido, por conta de sua dedicação e comprometimento com a causa trabalhista.

E ao falar em comprometimento, não podemos deixar de citar o trabalho incansável e fundamental que é realizado por nossa companheira gaúcha Iara Lopes.

Sem ela ao nosso lado, tanto no PTB Mulher como no próprio Diretório Estadual no Rio Grande e na FPTB, jamais teríamos obtido tanto sucesso não só nesses últimos eventos que realizados, mas em toda a nossa atividade política e partidária ao longo das últimas duas décadas.

Além da Iara, deixo aqui também um carinho para a Rosa do Carmo, presidente do PTB Mulher de Caxias do Sul, uma guerreira que é parceira do começo ao fim”, disse Marli Iglesias.

Participaram do encontro da FPTB o vereador e presidente da Câmara Flávio Cassina, o vereador Zoraido Silva, o vereador licenciado e Sec de Obras Adiló Didomenico, o vereador Suplente Flávio Dias, a presidente do PTB Mulher Rosinha, o presidente da JPTB do município, Tiago Tessari, e também pelo PTB Etnias, Zé da Rosa.

Também compareceram o prefeito de São Francisco de Paula, Sr Juarez Hampel, o vereador daquela cidade, Agustinho André Arnhold, além de presidentes e representantes de diversos partidos, como Natalino Sarapio – Presidente Estadual PT do B; Paulo Carvalho – PHS; Tony Reis – PSL; Tito Cavalli – PSC.

Outras presenças que se destacaram foram as de Gladis Frizzo – PSB Mulher; Sec da Cultura Rubia Frizzo; ex-Prefeito e Presidente de Honra do PTB Caxias Sr Mansueto de Castro Serafini Filho; Márcia Tedesco – Presidente do PTB Mulher/RS.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM)