Funpapa apresenta serviços ao Conselho Municipal de Turismo, em Belém

PTB Notícias 29/04/2010, 17:15


A política municipal de assistência social foi pauta da reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), na última quarta-feira, 28/04, na sede do Senac, em Belém.

Na ocasião, a presidente da Funpapa, Carolina Ferreira, falou aos membros da entidade sobre a realização, em abril de 2011, do XXIII Encontro Nacional dos Gestores de Assistência Social, que vai reunir na capital paraense mais de dois mil profissionais da área.

“Será oportunidade para debatermos a política de assistência, mas também de divulgarmos o turismo em nossa cidade e até em outros municípios paraenses”, lembrou Carolina, que levou ao Comtur proposta de trabalho conjunto entre a Funpapa, órgãos municipais e empresas de turismo para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente contra o turismo sexual.

Durante a reunião, a psicóloga Roberta Brito e as assistentes sociais Ivone Botelho e Patrícia Hage, esta última coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), fizeram um breve apanhado dos programas, projetos, ações e serviços ofertados pela Funpapa às famílias de Belém através das proteções Básica, de Média e de Alta Complexidade, especialmente através dos 11 CRAS, 3 CREAS e da rede de cinco abrigos e uma Casa de Passagem.

“A assistência social hoje não tem mais caráter assistencialista, é política de governo obrigatória”, explicou Roberta, ao apresentar os seis eixos metodológicos da assistência, conforme prevê o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

As técnicas também cobraram mais empenho do Comtur na conscientização de agentes de turismo, hoteleiros, guias e outros empresários para a denúncia de situações de risco envolvendo crianças e adolescentes, vistos muitas vezes em bares, áreas portuárias e outros ambientes.

O presidente do Comtur, Joacyr Rocha, recebeu juntamente com os demais membros de entidades ligadas ao conselho, um vídeo e um informativo institucional da Funpapa, a cartilha de prevenção a abusos sexuais e um balanço dos primeiros quatro anos de gestão doprefeito Duciomar Costa e da presidente da Funpapa, Maria Costa.

Assim como o secretário executivo do Comtur, Wady Khayat, que preside a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Rocha assumiu o compromisso de articular a rede turística para engajamento na causa da prevenção.

Prefeitura de Belém