Gaúchas do PTB Mulher realizam seminário e lotam Câmara de Porto Alegre

PTB Notícias 27/08/2007, 14:26

A forte chuva que caiu em Porto Alegre no último sábado (25/8) não impediu que o Movimento do PTB Mulher gaúcho lotasse o Plenário da Câmara de Vereadores da capital.

Sob a coordenação da nova presidente estadual, Tânia Reckziegel, cerca de 140 mulheres ouviram atentamente o senador Sérgio Zambiasi, que destacou pioneirismo do PTB no Estado, no preenchimento de cargos até então ocupados somente por homens.

“Fomos a primeira sigla a ter uma vereadora negra nesta Casa, também somos pioneiros ao termos a primeira mulher como Conselheira do Tribunal de Conta do Estado (TCE), e ainda fizemos a primeira senadora da história do Rio Grande do Sul.

A forte mobilização feminina no partido, que resulta nesta significativa presença na sociedade, é um indicativo de que estamos no caminho certo”, avaliou o senador petebista, ao prever ampla representação feminina nas eleições do próximo ano.

Cachoeirinha, Balneário Pinhal, Seberi, Gravataí, Canoas, Nova Santa Rita, Guaíba, Caxias do Sul, Santana do Livramento, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, enviaram suas representantes que, ao lado de lideranças da Capital, assistiram a palestra da secretária municipal da Administração de Porto Alegre, Sônia Vaz Pinto, que questionou o crescimento demográfico das mulheres na sociedade, frente à inexistência de ações que lhes garanta qualidade de vida.

“Na prefeitura de Porto Alegre somos 57% de um total de 21 mil servidores e estamos tendo sucesso com grupos segmentados de trabalho que tratam de ações específicas de prevenção aos problemas de saúde enfrentados pelas mulheres e que lhes tiram do trabalho”, relatou Sônia.

A secretária se disponibilizou à realização de trabalho semelhante junto às mulheres do PTB e que as motive ao preenchimento de cargos eletivos.

“Quanto mais a mulher ocupa estes espaços, melhor ela enfrenta problemas que tendem a retirá-la do meio social”, concluiu a secretária.

No próximo dia 03/9, a executiva estadual do PTB receberá a Carta-documento que foi elaborada no final do encontro.

“O documento traz as principais deliberações deste que foi o primeiro de vários encontros exitosos que acontecerão de forma regionalizada, com o intuito de levarmos o PTB Mulher a todos os cantos do Rio Grande.

Não posso deixar de agradecer e destacar a importância que cada presença feminina teve neste nosso primeiro seminário”, avaliou a presidente do PTB Mulher do Rio Grande do Sul, Tânia Reckziegel.

fonte: site do PTB – RS