Gestão de Duciomar Costa qualifica servidores municipais em Belém

PTB Notícias 9/04/2009, 14:24


Mais 142 servidores municipais foram qualificados pelos cursos oferecidos pela Prefeitura de Belém – administrada pelo petebista Duciomar Costa, durante o mês de março e primeira quinzena abril.

A ação integra a política de capacitar aqueles que trabalham direta ou indiretamente com o público, visando maior eficiência na execução das políticas públicas.

Para cumprir o objetivo, recentemente, 25 servidores de 11 órgãos municipais participaram do curso “Planejamento estratégico com o Balanced Scorecard (BSC)”, no auditório da Segep.

Ministrado pela especialista em planejamento público, Nilma Maneschy, no período de 30 de março a 1º de abril, que objetiva facilitar a execução das estratégias para o alcance das metas propostas por uma organização.

No caso da PMB, esse conhecimento será empregado na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2010-2013, que é o principal instrumento de planejamento de médio prazo das ações da administração municipal fixando os objetivos e as metas a serem alcançadas.

“O próximo PPA será elaborado a partir de uma visão compartilhada entre os órgãos municipais e fundamentada na ferramenta do Balanced Scorecard”, afirma Maneschy.

Para o secretário municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão, Edílson Ramos Pereira, essa nova técnica vai contribuir para adequar as políticas públicas à realidade do município.

“O domínio da ferramenta BSC dará mais qualidade à gestão municipal, porque permitirá o equilíbrio entre o planejamento estratégico e orçamentário de Belém”, garante.

Durante os meses de abril e maio, os órgãos municipais vão realizar seus planejamentos estratégicos, definindo as políticas públicas e metas que farão parte do novo PPA.

Em junho o documento será concluído, podendo ser enviado até julho pelo prefeito Duciomar Costa para apreciação da Câmara de Vereadores de Belém.

Devido à procura pelo curso, uma nova turma foi montada, desta vez com 31 servidores de 12 órgãos da PMB, no período entre os dias 02 e 04 de abril, também no auditório da Segep.

Anteriormente, 56 servidores, entre secretários municipais, assessores e coordenadores dos Núcleos de Planejamento (NUSPs), participaram do curso “Modelo e Metodologia de Gestão de Planejamento”, coordenado pessoalmente pelo secretário Edílson Ramos Pereira, realizado de 18 a 20 de março, na Segep.

Eles ficaram conhecendo as ferramentas de planejamento a serem utilizadas na preparação do novo PPA.

“A Segep está proporcionado qualificação aos servidores municipais, porque é fator fundamental para a qualidade dos serviços prestados à população.

Os serviços precisam ter competência e eficiência naquilo que ele faz em beneficio do cidadão”, destaca o secretário municipal de Planejamento.

Ainda no período de 23 a 27 de março, foi ministrado curso de “Humanização nos Serviços de Gestão Pública” a 30 servidores da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), no próprio espaço de trabalho.

O evento faz parte do Programa de Capacitação para Humanização no Atendimento da PMB, executado pela Secretaria de Administração (Semad).

A meta é capacitar 85% dos servidores municipais nos próximos quatro anos.

Agenda A PMB continuará oferecendo cursos aos servidores.

O próximo já está programado com duas turmas para os dias 27 e 28 e 29 e 30 de abril, respectivamente, no auditório da Segep.

Será o de “Gestão de Convênios: um novo enfoque na transferência voluntária de recursos financeiros”.

Agência Trabalhista de Notícias