Gim Argello destaca os interesses convergentes entre Brasil e Portugal

PTB Notícias 9/06/2013, 11:35

A convergência de interesses entre Brasil e Portugal foi destacada na última sexta-feira (07/06/2013) pelo senador Gim Argello, Líder do PTB no Senado, que participa, junto com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e com o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), em Lisboa, do encerramento do Ano do Brasil em Portugal.

Gim e Ferraço informaram à Agência Senado que avançou a consolidação da unidade dos parlamentos de língua portuguesa.

Também Renan Calheiros, que foi recebido na última quinta-feira (06/06/2013) pela presidente da Assembleia da República de Portugal, Maria da Assunção Andrade Esteves, informou que pretende criar um grupo de representação do Congresso Nacional brasileiro junto à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O objetivo é promover pautas legislativas em favor do desenvolvimento social e cultural de todos os países integrantes do bloco.

Na busca de novos mercados, companhias portuguesas querem investir em energia eólica no Brasil, de acordo com Ferraço.

O senador Gim Argello citou as telecomunicações como outra área de grande interesse dos empresários portugueses.

Como Portugal enfrenta uma recessão profunda, segundo Gim e Ferraço, companhias portuguesas manifestam intenção de investir mais no Brasil.

Um dos campos de interesse, na avaliação do senador, é a geração de energia alternativa.

Ferraço informou que os senadores estavam conhecendo os investimentos de Portugal em energia renovável.

“Portugal é uma referência no mundo nesse assunto porque 40% de sua matriz energética tem como origem fontes renováveis.

Esse é um caminho importante, porque visa à sustentabilidade”, acrescentaram os senadores.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da Agência Senado