Gim comemora aprovação de projeto que estimula contratação de jovens

PTB Notícias 11/04/2013, 18:50


Segue para análise na Câmara dos Deputados projeto do líder do PTB no Senado, Gim Argello (DF), que tem como objetivo impulsionar a contratação de jovens para o tão sonhado primeiro emprego.

Aprovado na quarta-feira (10/4/2013) pelo Senado, em decisão terminativa, o texto cria uma modalidade de contratação diferenciada para trabalhadores entre 16 e 24 anos que não tenham tido experiências profissionais anteriores.

O novo modelo é menos oneroso e permite às empresas prorrogar sucessivamente os contratos temporários por dois anos, sem alterar sua natureza provisória.

Às rescisões, não se aplicariam as normas da CLT, cabendo às partes envolvidas definir as multas por descumprimento das cláusulas contratuais.

Gim acredita que a proposta contribuirá para abrir o mercado de trabalho para o jovem entre 16 e 24 anos, “pois será possível contratá-lo de maneira mais simples e barata para o empregador”.

Relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) reforçou em seu relatório a importância de criar mecanismos que incrementem a contratação de jovens.

“É necessário retirá-los da exclusão perversa da informalidade, criando ambientes que viabilizem a consecução de horizontes profissionais produtivos e sólidos.

“Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações do site do senador Gim Argello (PTB-DF)