Goiás pode criar seis municípios em 2015, diz deputado Valcenôr Braz

PTB Notícias 26/08/2014, 18:02

O deputado estadual Valcenôr Braz (PTB) disse recentemente que acompanha atentamente a tramitação do projeto de lei, já aprovado pelo Senado Federal, que permite a criação de municípios no país.

A expectativa dele é que a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione o projeto em setembro, abrindo espaço para reabertura de diversos processos visando desmembramento de municípios em Goiás.

Só no Entorno do Distrito Federal, região que Valcenôr representa na Assembleia Legislativa de Goiás, existem pelo menos sete distritos em condições de serem emancipados: Jardim Ingá (Luziânia), Céu Azul (Valparaíso de Goiás), Lago Azul (Novo Gama), Jardim ABC (Cidade Ocidental), Campos Lindos (Cristalina), Monte Alto (Padre Bernardo) e Girassol (Cocalzinho de Goiás).

“Sou favorável à criação de municípios”, enfatiza o deputado.

“Veja o exemplo de Campos Lindos.

O distrito pertence a Cristalina, tem aproximadamente 15 mil habitantes, mas fica distante 100 quilômetros da sede do município, mas cresceu vinculado a Brasília, pois está muito próximo do Distrito Federal, a menos de cinco quilômetros.

“Valcenôr informa ainda que está trabalhando em parceria com o deputado Luis Cesar Bueno (PT), presidente da Comissão de Organização dos Municípios na Assembleia Legislativa, para desengavetar todos os processos em tramitação.

“É preciso dar início às primeiras providências, agilizar os estudos de viabilidade econômica e financeira, além de ouvir a população através de um plebiscito”, completa o petebista.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa de GoiásFoto: Carlos Costa/Alego