Governo Federal antecipa calendário do auxílio emergencial

PTB Notícias 16/04/2021, 15:47


Imagem

Em anúncio feito durante sua live semanal, realizada na noite de quinta-feira, 15 de abril, o Presidente Bolsonaro e Pedro Guimarães, presidente da CAIXA Econômica Federal, anunciaram que os saques do auxílio emergencial serão adiantados em pelo menos duas semanas. As primeiras retiradas poderão ser feitas ainda este mês, no dia 30 de abril. A decisão foi tomada após reunião de Guimarães com o ministro da Cidadania, João Roma.

Antes do novo calendário, a possibilidade de saque e transferências da primeira parcela estava prevista para começar somente em meados de maio. No total, cerca de 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada de ajuda. Porém, o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma diferenciada, pois os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Na live, Bolsonaro reconheceu que o valor da nova rodada do benefício, com média de R$ 250 por família, é pequeno. Contudo, segundo ele, é o que foi possível garantir para não piorar o endividamento do país. Aproveitou o momento para criticar os governadores pela adoção de medidas de restrição de circulação e pediu que as pessoas cobrem deles uma complementação do auxílio.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr