Graça Amorim cobra inclusão da Guarda Municipal no Orçamento de 2015

PTB Notícias 22/10/2014, 17:18

A vereadora Graça Amorim (PTB) tomou uma nova medida para cobrar da Prefeitura de Teresina (PI) a implantação da Guarda Municipal.

Com a proposta de incluir no orçamento verba para o projeto, a parlamentar espera que os primeiros passos para a implantação sejam dados em 2015.

“A prefeitura nunca manifestou nenhum interesse na implantação da guarda, porque ela vai resultar na realização de concurso público e a prefeitura teria de elaborar um projeto para buscar recursos federais”, criticou a vereadora, que apresentou na terça-feira (21/10/2014) proposta para incluir no orçamento recursos para a nova estrutura.

Graça Amorim destacou a importância da Guara Municipal para proteção de prédios da capital piauiense.

“A guarda foi criada por lei em 2008 e a prefeitura nunca a implantou em Teresina.

Ela tem o papel de fazer a segurança do patrimônio municipal, como praças, escolas, prédios públicos.

Ou seja, fazer o trabalho que hoje é realizado por vigias, pessoas que não podem usar uma arma e ficam sentados em uma cadeira, sem a mínima estrutura de fazer uma defesa sequer de uma briga”, acrescentou.

“O que nós fizemos foi uma solicitação ao prefeito considerando que tem uma reformulação do Plano Plurianual (PPA) para ser votada aqui [Câmara Municipal], e pedimos para que ele se empenhasse para colocar a guarda como programa, para que em 2015 se possa dar o pontapé inicial, com a criação da lei para fazer a regulamentação desse programa, com a realização de concurso público.

Não tenho nenhuma dúvida de que a Guarda Municipal irá ajudar a diminuir a criminalidade no município”, concluiu.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do CidadeVerde.

comFoto: Divulgação/Câmara Municipal de Teresina