Graça Amorim comemora desempenho da gestão do Bolsa Família

PTB Notícias 9/04/2010, 7:51


Teresina vem sucessivamente se destacando no desempenho da gestão do Bolsa Família.

A última aferição constatou que no cumprimento das condicionalidades exigidas pelo programa, a capital do Piauí ficou com média acima da nacional com 98% para a condicionalidade Educação e 82% para a Saúde.

A secretária do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social, Graça Amorim (PTB), atribui esses números positivos refletidos no Índice de Gestão Descentralizada (IGD), à parceria entre os órgãos da Prefeitura de Teresina responsáveis pela gestão das políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação.

“Para o acompanhamento da Condicionalidade Educação, é mantida uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de reduzir a quantidade de alunos não localizados e de alunos sem informação no Projeto Presença.

Para o acompanhamento da Condicionalidade Saúde, foi realizado um trabalho em conjunto com a Fundação Municipal de Saúde na inserção das informações dos mapas de acompanhamento das famílias no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, o SISVAN”, diz Graça Amorim.

Graça explica que a SEMTCAS realiza o acompanhamento das famílias a partir da separação por área territorial dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que procura inseri-las em atividades de qualificação e de alfabetização de adultos.

“Por meio do Programa Inclusão Produtiva, aproximadamente 1000 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família serão atendidas, ao longo do ano de 2010, pela oferta de cursos de qualificação e geração de renda”, informa a secretária.

Durante o ano de 2010, a SEMTCAS desenvolve atividades visando o acompanhamento das condicionalidades da Educação (de fevereiro a novembro) e da Saúde (de janeiro a dezembro).

A Prefeitura pretende também ampliar o número de pessoas cadastradas.

“A meta estimada é de que 4.

200 famílias vulneráveis, que necessitam de transferência de renda, sejam cadastradas no Programa Bolsa Família neste ano”, ressalta Graça.

O incentivo ao cumprimento das condicionalidades, segundo Graça Amorim, será dado através de palestras e oficinas geracionais e intergeracionais em busca do fortalecimento dos vínculos familiares.

“A conscientização dos beneficiários quanto à importância do cumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família é feita não apenas para que não percam o benefício, mas, sobretudo, para que alcancem uma melhoria na qualidade de vida”, finaliza.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal TV Canal 13