Graça Amorim destaca Projeto de curso para catadores de recicláveis

PTB Notícias 13/03/2010, 9:08

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizam hoje (13/03) e domingo (14/03), de 8 às 17h, na Escola Municipal Lisandro Tito de Oliveira, no Parque Dagmar Mazza, o Curso de Formação em Relações Humanas para os catadores de materiais recicláveis que participam do Projeto Desenvolvimento Regional – DRS Reciclagem.

A secretária da SEMTCAS, Graça Amorim (PTB), destaca que o Projeto prevê ainda a construção de um galpão equipado com todo o maquinário para a coleta seletiva e processamento dos materiais recicláveis.

“Alem disso, eles também receberão todo o material necessário para garantir a saúde e segurança do seu trabalho”, acrescenta.

Segundo a assistente social da SEMTCAS e articuladora do Projeto, Gersânia Mendes Sá, a capacitação vai contribuir para fortalecer e facilitar o relacionamento dos participantes do projeto.

“A capacitação vai trabalhar a integração, o companheirismo e a cooperação dos catadores.

Como resultado, esperamos uni-los em uma cooperativa, que é um dos principais objetivos do Projeto”, diz.

O Projeto Reciclagem promove a inclusão social de catadores de materiais recicláveis através de um amplo programa de orientação profissional, técnica, administrativa e de educação ambiental, beneficiando mais de 200 famílias que dependem diretamente da atividade de recolhimento de material reciclável no aterro sanitário da cidade.

Inicialmente 108 catadores já foram qualificados nas áreas de líder cidadão, coleta seletiva, associativismo e cooperativismo, planejamento cooperativista e outros já 110 iniciaram o processo de formação.

O Projeto Reciclagem é coordenado pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), em parceria com a associação de moradores, Banco do Brasil, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Caixa Econômica Federal e Organização das Cooperativas do Piauí (Ocepi).

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal TV Canal 13