Graça Amorim destaca projeto de inclusão de crianças e jovens de rua

PTB Notícias 30/03/2010, 8:52


Com o objetivo de sensibilizar a sociedade e o poder público para o sofrimento das crianças e adolescentes que vivem em situação de moradia de rua, a Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) vai realizar nesta terça-feira, 30/03, das 7h às 10h, a Campanha Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia na Ruas de Crianças e Adolescentes Criança Não é de Rua, no adro da Igreja de São Benedito.

Além de Teresina, o evento acontecerá simultaneamente em Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Alagoas, Manaus, Palmas, Recife, Rio de Janeiro, São Luís e Salvador.

A programação com início às 7h contará com apresentação dos meninos da Escola Aberta, que é um projeto que atua no atendimento sócio-educativo a meninos de 7 a 17 anos que vivem em situação de risco ou vulnerabilidade social, principalmente relacionada ao trabalho infantil.

Uma caminhada saindo da Igreja São Benedito pretende sensibilizar a sociedade para efetivar os direitos desta parcela da população.

A secretária de Assistência Social, Graça Amorim (PTB), destaca a necessidade de uma política Nacional para a Inclusão Social específica para as crianças e adolescentes em moradia nas ruas e suas famílias.

“Em Teresina, nós amparamos as crianças através de programas sociais e contamos com os Agentes de Proteção Social como anjos da guarda que estão noite e dia nas ruas fiscalizando e encaminhando pessoas em situação de rua para os Centros de Referência Especializada em Assistência social (CREAS) onde são atendidas e acompanhadas”, diz a secretária.

A parceria entre o poder público e a sociedade, segundo a secretária, também é importante para permitir que essas crianças e adolescentes se sintam mais amparados.

“É justamente este o objetivo desta mobilização nacional.

Forçar o debate sobre o tema e mostrar que criança na rua é problema de todos”, acrescenta .

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal TV Canal 13