Graça Amorim estimula campanha de avaliação nutricional de alunos do PI

PTB Notícias 20/03/2010, 10:33


Cerca de 30 mil crianças matriculadas em creches e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, das zonas urbana e rural de Teresina, serão pesadas e medidas no período de 22 de março até 9 de abril.

A ação é exigência do Programa Bolsa Família e visa acompanhar o estado nutricional do público com idade entre 0 e 6 anos de idade.

A relação das crianças foi disponibilizada pelo Governo Federal para a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), que em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e Fundação Municipal de Saúde (FMS) identificou que todas as crianças estavam regularmente matriculadas na rede municipal de ensino.

Segundo Graça Amorim (PTB), secretária municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, é de extrema importância que as famílias conduzam as crianças às escolas, já que a aferição do peso e medida é fundamental para a permanência no programa.

“As famílias que entram no programa assumem compromissos com a saúde e a educação de todos os seus membros.

Cumprir esses compromissos faz parte das regras para permanecer no programa.

O papel da Prefeitura de Teresina, através da SEMTCAS, é facilitar o cumprimento dessas normas para que as famílias não sejam excluídas do Bolsa Família”, concluiu.

As equipes formadas por nutricionista, auxiliar de enfermagem e agente de saúde vão trabalhar em 149 escolas e CMEIs, obedecendo a um cronograma para fazer a avaliação física da criança e dar orientações sobre os cuidados que as mães devem ter com relação à saúde dos filhos.

Segundo o gerente de Renda Mínima da SEMTCAS, Getúlio Gomes, é a segunda vez que a secretaria realiza essa atividade.

“No ano passado pesamos e medimos 8 mil crianças e tivemos um resultado bem positivo.

Mais de 70% delas estavam dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social”, garante.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal TV Canal 13