
Graça Amorim fala da importância do recadastramento no Bolsa Família
PTB Notícias 28/12/2010, 6:48
Os beneficiários do Bolsa Família do Piauí devem ficar atentos, pois o dia 31 de dezembro é o prazo final para o envio de informações para atualização cadastral.
Em Teresina, faltam cerca de 12 mil famílias atualizarem os dados.
Segundo a secretária municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social, Graça Amorim (PTB), as atualizações são referentes à condicionalidade Saúde.
“Ao todo tínhamos 57.
826 beneficiários com dados desatualizados no que diz respeito à saúde, mas conseguimos recadastrar 80% deste número.
Temos cerca de 12 mil famílias ainda a cadastrar”, informa.
De acordo com a secretária, as famílias selecionadas para a revisão cadastral receberam avisos nos extratos bancários emitidos junto ao pagamento do benefício do Programa Bolsa Família.
“Caso não tenham sido convocados, os beneficiários devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência e solicitar a atualização de seus dados”, observa.
As famílias que não se cadastrarem terão seus benefícios bloqueados.
“O dinheiro é depositado na conta do beneficiário, mas só poderá ser retirado se a atualização for feita”, acrescenta Graça Amorim.
ACOMPANHAMENTO – Durante a avaliação nutricional das crianças foi feita este ano, através de pesagem e medição, ficou constatado que mais de 80% das 5,7 mil crianças atendidas alcançaram os parâmetros adequados da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à situação nutricional, contudo 12,4% saíram da faixa de desnutrição para o excesso de peso.
Para controlar esse desvio nutricional, a Fundação Municipal de Saúde -FMS, por meio da Gerência de Ações Programáticas, realiza um trabalho de orientação e divulgação, entre as famílias, através das Equipes de Saúde da Família e nutricionistas, de medidas para adoção de hábitos alimentares saudáveis.
O Programa Bolsa Família destina mensalmente mais de R$ 1,2 bilhão a 12,6 milhões de famílias com renda per capita de até R$ 140,00, em todo o País.
Para garantir o benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar dados como renda, endereço e escola dos filhos, pelo menos a cada dois anos.
* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal AZ