Graça Amorim fiscalizará emendas e Orçamento Popular e promete rigor

PTB Notícias 14/04/2014, 8:54


Após a aprovação do projeto de lei que implanta o Orçamento impositivo em Teresina (PI), a vereadora Graça Amorim (PTB) foi eleita por unanimidade para ser a representante da Câmara de Vereadores no Conselho Municipal do Orçamento Popular.

Ela promete rigor para fiscalizar a aplicação dos recursos das emendas dos vereadores e do Orçamento Popular.

Um calendário de execução de serviços e obras provenientes das emendas parlamentares e do Orçamento Popular dos anos de 2013 e 2014 foi solicitado à prefeitura pela parlamentar.

O objetivo é permitir que os vereadores e a população possam acompanhar a execução das obras ou então ter a informação sobre o prazo que a administração pretende executá-las.

“Antes de elaborarmos o calendário é necessário que a prefeitura envie a relação de todas as obras que foram executadas em 2013 porque, pelo que pude analisar, nenhuma das indicadas pelos vereadores foram contempladas.

Esse cronograma é importante para acompanharmos a situação delas atualmente e o prazo de execução”, diz.

Em 2013, foram destinados cerca de R$ 20 milhões para obras do Orçamento Popular na capital piauiense.

Os investimentos são decididos pela comunidade através de várias etapas que acontecem por meio de fóruns zonais nas regiões urbana e rural de Teresina.

“Todos nós indicamos obras e precisamos saber deste retorno.

Sempre que a gente vai à prefeitura cobrar, somos informados que a culpa é da burocracia, é da comissão de licitação, e com esse calendário vai ficar mais fácil acompanhar.

O que vemos é um completo descaso”, completou.

Criado em 1997, na primeira gestão do então prefeito Firmino Filho (PSDB), o Orçamento Popular de Teresina define obras a serem executadas durante o ano pela prefeitura.

As ações são indicadas pelas comunidades e o programa contempla as áreas de saneamento, urbanismo e infraestrutura.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Cidadeverde.

comFoto: Divulgação