Graça Amorim lembra que atualização do Bolsa Família termina nesta sexta

PTB Notícias 30/12/2010, 21:37


Os beneficiários do Bolsa Família têm até hoje, 31/12/10, para enviarem as informações para atualização cadastral na Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas).

Em Teresina (PI), até a última sexta-feira (17/12), faltavam cerca de 12 mil famílias atualizarem os dados.

Segundo a secretária Graça Amorim (PTB), as atualizações são referentes à condicionalidade Saúde.

“Ao todo tínhamos 57.

826 beneficiários com dados desatualizados no que diz respeito à saúde, mas conseguimos recadastrar 80% deste número.

Temos cerca de 12 mil famílias ainda a cadastrar”, informa.

De acordo com a secretária, as famílias selecionadas para a revisão cadastral receberam avisos nos extratos bancários emitidos junto ao pagamento do benefício do Programa Bolsa Família.

“Caso não tenham sido convocados, os beneficiários devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência e solicitar a atualização de seus dados”, observa.

As famílias que não se cadastrarem terão seus benefícios bloqueados.

“O dinheiro é depositado na conta do beneficiário, mas só poderá ser retirado se a atualização for feita”, acrescenta Graça Amorim.

ACOMPANHAMENTO – Durante a avaliação nutricional das crianças feita este ano, através de pesagem e medição, ficou constatado que mais de 80% das 5,7 mil crianças atendidas alcançaram os parâmetros adequados da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à situação nutricional, contudo 12,4% saíram da faixa de desnutrição para o excesso de peso.

Para controlar esse desvio nutricional, a Fundação Municipal de Saúde -FMS, por meio da Gerência de Ações Programáticas, realiza um trabalho de orientação e divulgação, entre as famílias, através das Equipes de Saúde da Família e nutricionistas, de medidas para adoção de hábitos alimentares saudáveis.

O Programa Bolsa Família destina mensalmente mais de R$ 1,2 bilhão a famílias com renda per capita de até R$ 140,00, em todo o país.

Para garantir o benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar dados como renda, endereço e escola dos filhos, pelo menos a cada dois anos.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Canal 13