Graciela Nienov fala em entrevista sobre a atuação dos jovens na política

PTB Notícias 5/03/2010, 12:44

Desde maio de 2009 à frente da Juventude PTB do Rio Grande do Sul, Graciela Nienov é a primeira mulher eleita presidente da juventude petebista, tanto no Rio Grande no Sul quanto no Brasil.

Confiante no trabalho que vem realizando com a JPTB-RS, Nienov acredita que a luta dos jovens na política surtirão efeitos positivos para o país.

“Temos que nos posicionar, sim.

Acho que nos conformamos muito fácil.

Não podemos aceitar e nos consolar com esse cenário político no qual cada um faz o que quer importando-se somente consigo e não trabalhando pelo povo”, ressalta Graciela.

Confira a entrevista com a Presidente da JPTB-RS.

Portal JPTB: Como você vê a participação dos jovens na política brasileira atual? Graciela Nienov: Sem muita expressão.

O cenário político atual fez com que a nossa juventude não tenha interesse.

Mas o compromisso da JPTB/RS com a comunidade é reverter essa situação.

Precisamos fazer com que a juventude entenda a importância de conhecer e participar da política, pois sabemos que tudo a envolve.

Com que direito reclamamos se nada estamos fazendo? A indignação tem que servir para mudarmos, cobrar de nossos representantes soluções para saúde, educação, habitação, segurança, estrutura e trabalho com consciência e atitude.

Temos em nossas mãos o maior poder, que é o voto.

O compromisso das juventudes partidárias é esclarecer a galera sobre a importância de discutir e escolher bem nossos representantes.

Poderíamos usar os movimentos estudantis como exemplos, mas, infelizmente, hoje a UNE e UBES que sempre foram movimentos que defendiam o direito dos jovens, se renderam ao poder e interesses pessoais esquecendo-se dos direitos dos estudantes.

Então, o que resta às juventudes partidárias é chamar atenção ao poder que cada um de nós tem, o poder de escolher e ser escolhido, o poder de mudar, fazer melhor, diferente, ousar, ter mais atitude.

Portal JPTB: Qual a importância do movimento JPTB para os jovens brasileiros? Graciela Nienov: Tenho certeza que o PTB, partido que mais história tem e o que mais fez pelo nosso querido país, tem figuras importantes.

Isso faz com que tenhamos muito mais responsabilidade em nossas ações ao carregar essa linda história do nosso partido.

Esperamos construir através do nosso presente um futuro melhor, nunca esquecendo a nossa bandeira principal, o trabalhismo.

Como eu falei antes, a responsabilidade de nossas ações é fundamental, porque nos envolvemos diretamente com as pessoas através da saúde, educação, habitação, segurança entre outros e, acima de tudo, lidamos com a vida e os sonhos.

Temos a responsabilidade de envolver a juventude fazendo com que possam usar e entender seus direitos, que é de escolher e ser escolhido, saber que podemos mudar o mundo.

E isso só é possível quando nos evolvemos, nos importamos e, principalmente, quando conhecemos em quem vamos confiar nosso maior bem que é nosso país, nosso estado, nosso município, nosso bairro e nossa rua.

Portal JPTB: Quais as maiores dificuldades encontradas para liderar esse movimento no Rio Grande do Sul? Graciela Nienov: O Rio Grande do Sul sempre foi conhecido pela forma séria e respeitada de fazer política, mas, com certeza, a dificuldade ou poderia dizer o desafio hoje é fazer com que os jovens confiem, acreditem e pratiquem a política, pois no momento sabemos o quanto está desacreditada em nosso cenário nacional.

Portal JPTB: Quais suas perspectivas quanto a JPTB-RS para o ano de 2010? Graciela Nienov: Fizemos várias conquistas no ano de 2009, viajamos e organizamos todo estado.

Hoje temos juventudes organizadas e atuantes em praticamente todo lugar que tem PTB.

Nossa meta foi concluída, mas sabemos que nossa responsabilidade é maior, pois além de trabalharmos projetos sociais com a campanha que fizemos direcionada aos jovens: “Não ao Crack e Sim a Vida” onde trabalhamos e chamamos atenção das nossas autoridades, atingindo os municípios através das prefeituras com administração petebista.

Tenho a certeza que o ano de 2010 será um grande ano para o JPTB/RS, pois a juventude aposta na candidatura do Deputado Luís Augusto Lara (PTB-RS) ao governo do Estado.

Este, um jovem capaz, competente, ágil que cresceu no movimento da juventude do PTB, além de ter uma nominata forte de jovens que estarão concorrendo às cadeiras de deputados tanto Estadual quanto Federal.

Tenho certeza que ao final do período eleitoral nossa juventude, além de conquistar o Governo do Estado, terá, no mínimo, dois gabinetes na Assembleia Legislativa e um na Câmara dos Deputados.

Isso é a certeza de que nossa tarefa foi concluída e podemos mostrar a força da juventude, caminhando junto com o partido, fazendo do projeto petebista uma maneira de defender as propostas de juventude.

Nós precisamos de representação para que possamos defender os interesses da nossa gurizada, direcionando os projetos onde podemos dar mais educação e trabalho para nossos jovens.

Conquistar hoje essas três posições, para mim, é a meta principal.

Isso demonstra que nosso trabalho deu resultado.

E no dia 14 de março estaremos lançando o projeto do Voto aos 16 anos, no qual chamaremos a atenção ao poder que temos e o que podemos fazer.

Voto aos 16 anos – Eu faço a diferença!! Minha atitude transforma o país! Agência Trabalhista de Notícias