Guarapari (ES) está em transformação com desenvolvimento econômico

PTB Notícias 22/07/2007, 16:13


A cidade de Guarapari, administrada pelo petebista Edson Figueiredo Magalhães, está sob influência dos grandes investimentos que estão sendo feitos em diversas áreas econômicas no Espírito Santo, especialmente aqueles que se instalarão em Ubu/Anchieta.

Para isso, a administração municipal está investindo em ações que visam o crescimento planejado de Guarapari, evitando problemas já conhecidos nos grandes centros urbanos que tiveram rápido crescimento, como o inchaço das cidades, as desigualdades sociais, a violência, a favelização e outros.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento e Expansão Econômica comentou sobre o processo de desenvolvimento promovido pelo prefeito Edson Magalhães.

De acordo com ela, investimentos têm sido feitos na capacitação do setor de serviços, já que no município existe a oferta (hotéis, pousadas, restaurantes, quiosques, etc.

), mas necessita de ampliar a qualidade dos serviços prestados.

As ações têm parceria entre as diversas Secretarias, como a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo e o Sebrae/ES.

De acordo com o prefeito petebista, está em estudo a implantação do Plano de Desenvolvimento do Turismo, que é o principal setor econômico da cidade, considerado a “indústria limpa” e onde Guarapari tem grande potencial e onde Guarapari tem grande potencialas desigualdades sociais, a viols alunos.

tituiços em suas resid.

Ele envolverá todas as secretarias.

Já previstos estão a Reurbanização da Orla da Praia do Morro, que está em fase final de aprovação e valorizará os serviços em uma das praias mais conhecidas do balneário capixaba.

Há também o Centro de Triagem de ônibus, na entrada do município, que visa apurar a origem dos visitantes da cidade e conhecê-los.

Aulas de idiomas estão sendo oferecidas a jovens estudantes da rede pública de ensino que, posteriormente, atuarão como facilitadores turísticos no período de maior fluxo turístico, em parceria com o CET/ FAESA – Guarapari.

O prefeito Edson Magalhães destaca também que o fortalecimento do Agroturismo na região rural de Guarapari está sendo trabalhado para diversificar as opções de lazer e turismo.

A Prefeitura de Guarapari está investindo ainda em melhorias na infra-estrutura urbana, com as modificações no sistema viário, pavimentação e sinalização semafórica, e a previsão de construção do Parque Rodoviário e a Área de Eventos, além das obras de saneamento anunciadas pelo governo.

Os serviços públicos também estão sendo requalificados e ampliados, com a aquisição, por exemplo, de veículos para agilizar os trabalhos, e de equipamentos urbanos.

Serviços online devem ser disponibilizados em breve no site da Prefeitura.

Pesquisas de opinião estão sendo realizadas para conhecer os serviços prestados à população, como na área de transporte e trânsito realizada no mês de junho.

Nesse momento favorável para negócios, secretários e prefeito têm sido procurados por diversas empresas, inclusive por grupos já consolidados no Estado com propostas de instalação no município, em diversos setores da economia.

Esses investimentos empresariais serão divulgados quando estiverem consolidados.

“O Plano Diretor Municipal prevê as áreas para instalação industrial e de expansão urbana.

O Plano está em fase de adequações, propostas por representantes de entidades, de comunidades e associações, junto com o Conselho do PDU, para posterior aprovação.

A população de Guarapari deve se qualificar profissionalmente e se preparar para as mudanças”, afirma o prefeito petebista de Guarapari.

fonte: site da Prefeitura de Guarapari (ES)