Guarapari pode entrar na rota de cruzeiros marítimos

PTB Notícias 4/07/2007, 12:34

O município de Guarapari – administrado pelo petebista Edson Figueiredo Magalhães – poderá entrar na rota de cruzeiros marítmos, de acordo com o resultado de uma análise de viabilidade encaminhado pelo capitão dos Portos do Espírito Santo, Fernando Alberto Gomes da Costa, para o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodrigo Chamoun, nesta segunda-feira (02/07).

Com a resposta positiva, a área para receber passageiros de navio de turismo poderá ficar localizada no canal da cidade.

O projeto prevê a construção de um atracadouro, onde os botes vindos de navios fundeados próximos à costa do balneário possam atracar, trazendo passageiros dos transatlânticos até a cidade.

O pedido inicial da Sedurb previa cinco lugares diferentes, mas o único que teria a possibilidade, segundo o laudo, seria o canal, devido à tranqüilidade das águas.

O estudo técnico da Capitania dos Portos do Espírito Santo foi espelhado em municípios onde esse tipo de operação já acontece, como Cabo Frio e Búzios, no Rio de Janeiro, ou Florianópolis e Porto Belo, em Santa Catarina.

De acordo com a secretaria, em breve, um representante de empresa de cruzeiros marítimos será convidado para fazer uma visita ao balneário, para conhecer melhor a região e ajudar na escolha do melhor local de desembarque dos turistas.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Gazeta Online)