Guguzinho Streit apresenta PL sobre rastreamento precoce do autismo

PTB Notícias 22/07/2015, 7:00


O vereador Guguzinho Streit (PTB) apresentou na Câmara Municipal de Viamão (RS), na sessão de quinta-feira (16/7/2015), projeto de lei que dispõe sobre os instrumentos de vigilância e rastreamento precoce do autismo na cidade.

O projeto visa desmistificar o tratamento do transtorno de desenvolvimento, que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

A maioria dos pais de crianças com autismo suspeita antes de a criança completar 18 meses de idade e busca ajuda antes que ela atinja dois anos.

As crianças com autismo normalmente têm dificuldade em brincar de faz de conta, interações sociais, comunicação verbal e não verbal.

O autismo continua sendo um distúrbio difícil para as crianças e suas famílias, mas a perspectiva atual é muito melhor do que na geração passada.

Hoje, com o tratamento correto, muitos dos sintomas do autismo podem melhorar, mesmo que algumas pessoas permaneçam com alguns sintomas durante toda a vida.

Com este projeto, o vereador Guguzinho espera que o reconhecimento precoce e o tratamento adequado garantam uma vida mais saudável, funcional e independente para os autistas, atingindo, também, sua inserção na nossa sociedade.

Como Presidente da Comissão Parlamentar de Defesa da Pessoa com Deficiência da Câmara de Viamão, Guguzinho Streit aguarda a aprovação do projeto, “a fim que possamos minimizar os problemas de inclusão que as pessoas com deficiência encontram em nosso município”, diz.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do vereador Guguzinho Streit (PTB-RS) Foto: Divulgação/Assessoria