Harmonização das normas de trânsito no Mercosul foi proposta por Zambiasi

PTB Notícias 28/12/2008, 14:13

“Harmonização das normas de trânsito é um caminho estratégico para solucionar uma das questões diplomáticas existentes entre os países do Mercosul”, disse o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), em audiência realizada recentemente com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Bernardo Figueredo e o presidente da Associação Brasileira de transportadores Internacionais – ABTI, Luiz Alberto Mincarone.

Durante a audiência, Zambiasi, membro do parlamento Mercosul, afirmou que deve existir a cooperação e o alto interesse de todos os países do Mercosul, em avançar na consolidação de um espaço onde exista a integração e padronização das normas.

“Os motoristas de caminhões de carga brasileiros, ao chegar à Argentina, por exemplo, são obrigados a pagar uma taxa diferenciada para o pedágio e preço maior do óleo diesel”, disse Zambiasi.

Para solucionar essas questões e aumentar o processo de integração, o diretor da ANTT, Bernardo Fiqueredo sugeriu a criação de um fórum permanente para discutir temas sobre os transportes terrestres de circulação internacional.

A realização do primeiro Fórum ficou pré-agendada para janeiro de 2009.

fonte: Assessoria do Senado Sérgio Zambiasi (PTB-RS)