Hélio Isaías apresenta projeto de educação para motociclistas no Piauí

PTB Notícias 27/09/2007, 9:57

A Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí (Setre) – administrada pelo petebista Hélio Isaías – apresentou ao governador Wellington Dias o projeto de “Capacitação de Motociclistas”, que visa oferecer oportunidades aos motociclistas para aquisição de novos conhecimentos nas áreas de mecânica de moto, borracheiro e lanternagem, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados à população e conseqüentemente aumentando sua renda.

O projeto fará ainda um trabalho de formação na área de segurança do trabalho, legislação, relações humanas e preservação do meio ambiente, incluindo a questão da educação no trânsito.

“O projeto foi solicitado pelo Detran e a Secretaria do Trabalho organizou o projeto, pensando não só na parte técnica mas unindo aí a educação no trânsito, onde queremos diminuir os muitos acidentes com motociclistas que vem crescendo nos dados numéricos constantemente”, explicou o secretário Helio Isaías, que apresentou ainda, na mesma ocasião, três diferentes projetos que serão encaminhados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nas primeiras semanas de setembro.

Os projetos são: “Juventude Cidadã”, “Pólo Turístico do Piauí” e o “Projeto Especial Destinado ao Empreendedor Juvenil”, que buscam trabalhar a questão turística em 12 municípios do Estado do Piauí; desenvolver o potencial empreendedor do jovem piauiense dos 18 aos 24 anos; além de realizar cursos de qualificação voltada especialmente para o público jovem.

O governador Wellington Dias destacou a importância dessa parceria na elaboração e execução desse projeto, que trata da qualificação de condutores de motocicletas.

“Nós temos um número grande de acidentes de motos, e ainda pessoas que não tem a condição de fazer um bom curso; nós estaremos, portanto, com esse projeto, dando essa qualificação em dez regiões do Estado”, informa Wellington.

Dias se mostrou também favorável aos demais projetos e afirmou que acompanhará o secretário Helio Isaías em sua apresentação ao MTE.

“Esses projetos contemplam áreas interessantes do nosso Estado, que são o turismo e o empreendedorismo; e ainda podemos trabalhar numa modernização do sistema de cadastro do Sine; acima disso tudo é o investimento no empreendedorismo que chama mais atenção, porque podemos utilizar o talento dessas pessoas para gerar emprego e renda para nosso Estado”, declarou o Governador.

O projeto para capacitação de motociclistas oferece a oportunidade de capacitação na modalidade de mecânica de motos e conhecimentos afins, como também noções na área de gestão – segurança no trabalho, relações interpessoais, leis de transito e educação no trânsito – como forma de detectar problemas mecânicos, fazer revisões e até montar suas próprias oficinas, proporcionando o aumento de sua renda e contribuindo para a melhoria na prestação de serviço à população, além de trabalhar na diminuição dos acidentes de trânsito, educando os motociclistas.

Serão capacitados 680 motociclistas através da oferta de três modalidades de cursos distribuídos em 34 turmas em dez municípios do Estado do Piauí.

Serão eles: Água Branca, Oeiras, Floriano, Valença, Campo maior, Esperantina, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Parnaíba.

Os cursos serão de Mecânica de Motos (com 80h, 16 turmas e 320 participantes) Borracheiro (com 60h, 16 turmas e 320 participantes) e Lanternagem de Motos (com 100h, 02 turmas e 40 participantes).

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do CidadeVerde.

com)