Hélio Isaías: demora na vinda de recursos federais não afetará mais Piauí

PTB Notícias 13/07/2012, 6:45


Com a aprovação da emenda proposta pelo deputado Hélio Isaías (PTB-PI), o estado do Piauí não vai mais precisar aguardar recursos federais para ajudar os municípios que declararem calamidade pública.

O projeto prevê a destinação de parte do orçamento estatal para tratar de problemas relacionadas a seca e a enchentes.

A ideia de destinar recursos anualmente surgiu devido a gravidade da seca deste ano, que já foi considerada por muitos a mais violenta dos últimos dez anos e a que mais vem atingindo municípios.

Com a inserção de mais 28 cidades na lista, a quantidade de locais que estão sofrendo com essa calamidade, já chega a quase 70% de todo o estado.

Além do aumento dos municípios, o deputado do PTB esclarece que essa iniciativa havia surgido de outros deputados, mas precisava do estudo de viabilidade para ser posto em prática e que com a aprovação da LDO 2013 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), os estudos serão feitos junto com o Governo Estadual.

“Nossa preocupação surgiu porque o Piauí não tem recursos próprios destinados pra isso.

Todas às vezes temos que busca em Brasília, o que uma burocracia, além disso, ainda tem a demora pra receber o dinheiro que pode durar de quatro a cinco meses”, esclarece o parlamentar em entrevista concedida ao Programa Notícias da Manhã.

Além de destinar recursos para combater os problemas causados pelas secas, o deputado esclareceu que, caso a calamidade não cause tantos estragos como este ano, o dinheiro não será devolvido ao estado, mas será destinado para realizar obras no intuito de prevenir calamidades futuras.

Atualmente o governo está investindo no uso de carros pipas nestas regiões, mas vem encontrando dificuldades, pois mesmo com o auxílio do Governo Federal, que já destinou 15 milhões, o abastecimento ainda não está sendo realizado em alguns lugares pois a maioria dos poços não dispõe de ficha técnica.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal AZ