Heroilma Soares chama atenção para o tema Cardiopatia Congênita na Alesp

PTB Notícias 12/06/2013, 17:58


A deputada estadual Heroilma Soares Tavares (PTB) comemorou nesta quarta-feira (12/6/2013) o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita no Estado de São Paulo, através da lei número 14.

768, de 03 de maio de 2012, de sua autoria.

A parlamentar fez um pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa pedindo a divulgação e falando sobre casos de Cardiopatia Congênita.

A presidente da Ong Pequenos Corações, Márcia Adriana Rebordõesp, esteve presente juntamente com mães de crianças cardiopatas.

Já na terça-feira (11), a deputada levou o tema à Comissão de Saúde, da qual é membro, e emocionou todos os demais parlamentares ao passar um vídeo sobre crianças que lutam ou morreram da doença.

Márcia Adriana falou também aos parlamentares presentes e salientou para a morte de três recém-nascidos somente no mês de maio.

A presidente disse ainda que a doença tem incidência oito vezes maior que a Síndrome de Down, ou seja, não é uma doença rara.

“De cada 100 bebês nascidos no Brasil anualmente 1 é cardiopata.

Nesse universo de 23 mil bebês, 80% deles necessitam de cirurgia, mas 13 mil não recebem o tratamento adequado.

As causas disso podem ser por falta de orientação dos pais, ausência de diagnóstico, falta de infraestrutura hospitalar ou até mesmo omissão do poder público”, afirmou Márcia Adriana.

Uma situação grave que afeta muitas crianças no estado.

Através disso, a parlamentar apresentou mais um projeto de lei, o PL 358/2013, publicado no Diário Oficial desta semana, que cria a Rede Zero no estado.

“Isso significa que pretendemos sistematizar a priorização de vagas para atendimento das urgências dos casos de Cardiopatia Congênita, como cirurgias, exames e demais procedimentos.

Além disso, fizemos um projeto de lei que torna obrigatório a execução do Eletrocardiograma Fetal e para recém-nascidos também, como rotina nos hospitais estaduais e conveniados”, afirmou.

No dia 10, a deputada esteve no Programa Saúde e Vida, da TV Alesp, com a vice-presidente da Ong Pequenos Corações, Patrícia Drummond, a mãe de uma criança que faleceu no mês passado de Cardiopatia Congênita, Verônica Ferreira de Oliveira, e ainda o médico Cardiologista Pediátrico Edmar Atik.

Sob o comando da apresentadora Isabel Ortiz o programa será exibido esta semana pela TV Alesp.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site da deputada Heroilma Soares (PTB-SP)Foto: Divulgação